1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação debate desafios de gestão das UCs
IBRAM promove a 1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação
O Instituto Brasília Ambiental, por meio de sua Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), realizou nesta segunda-feira, 22, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a 1ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação, considerada um sucesso de temática e de público.
O evento, realizado no ano em que se comemora 14 anos da Lei Complementar 827/2010, que instituiu o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), foi um concorrido debate sobre os desafios e a gerência das UCs. Contou com a participação de dezenas de servidores da área ambiental e representantes da comunidade em geral.
Na abertura da conferência, o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, agradeceu a participação da comunidade e ressaltou a importância de todos debaterem o assunto, “Reconhecemos que há falhas, mas o evento de hoje é justamente para que com a ajuda de vocês, possamos diminuir cada vez mais as falhas e sermos mais eficientes na preservação do nosso bioma”. O Brasília Ambiental tem sob a sua gestão 82 UCs e uma Reserva do Patrimônio Natural (RPN).
O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Gutemberg Gomes, também destacou a importância do bioma. “O nosso Cerrado é uma infinidade de biodiversidade, as alterações climáticas estão cada vez mais presentes para nos alertar da necessidade de debatermos soluções para, efetivamente, preservar o nosso meio ambiente”.
Avaliação– A conferência foi avaliada positivamente. “Alcançamos os objetivos de compartilhar com todos: as ações da Sucon perante os projetos de governo, e as realizadas com a sociedade civil organizada; nossa nova metodologia de planejamento, resultado e recomendações; as parcerias que são desenvolvidas, no âmbito do Brasília Ambiental, quanto às Unidades de Conservação e a biodiversidade; além de trazer para a discussão o tema do incentivo ao uso público nas áreas, especialmente protegidas, buscando conciliar a visitação, o uso, de forma ordenada e harmônica com a preservação ambiental”, avaliou a superintendente da Sucon, Marcela Versiani.
A superintendente ressaltou ainda a interação dos participantes. “Tivemos um bom público. O auditório estava repleto de pessoas comprometidas com a temática, que interagiram, questionaram, discutiram e engrandeceram o evento”.
A conferência também contou com a participação do promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Prodema), Roberto Carlos Batista, e o Diretor Presidente do Jardim Botânico de Brasília, Allan Freire, entre outros representantes da área ambiental.