Quem é Hatsune Miku, a idol virtual que tomou a internet brasileira
Afinal, quem é ela? Como surgiu? Por que é tão famosa? Sanamos todas as dúvidas aqui!
Febre no Japão há anos, Hatsune Miku tomou a internet brasileira nas últimas semanas, com uma avalanche de memes e artes que imaginam versões nacionais da personagem — com direito até latinhas de Guaraná Antarctica, biquíni e chinelo.
Muitos brasileiros, no entanto, não conheciam Miku antes do estouro nas redes sociais, o que levou a vários questionamentos. Afinal, quem é ela? Como surgiu? Por que é tão famosa? Por isso, decidimos bolar uma breve explicação para sanar todas as dúvidas!
Quem é Hatsune Miku?
Com cabelos longos e azuis, Hatsune Miku é uma garota de 16 anos que é considerada como uma sensação musical do Japão. O que a torna especial é que ela não existe — não da forma como você e eu, caro leitor, existimos.
Ela é, na verdade, uma persona virtual criada em 2007 por Sasaki Wataru, um desenvolvedor da Crypton Future Media, empresa japonesa de softwares musicais.
Assim, Miku também é um software musical, originalmente criado para um programa de sintetização de voz chamado Vocaloid, que usuários do mundo inteiro podem usar para a produção de músicas com vozes geradas por computador.
Só que a intenção da Crypton era fazer com que ela também se tornasse um produto da indústria japonesa, que conversasse com a cultura do país. Então, Wataru começou a pensar no que poderia popularizá-la como uma idol virtual, escolhendo um tom levemente agudo — que é baseada na voz da atriz e dubladora Fujita Saki —, cabelos coloridos e personalidade energética.
Com todos os preparativos feitos, o “lançamento” de Hatsune Miku aconteceu em 2007 e ela, rapidamente, se tornou um fenômeno no Japão.
O próprio criador, Wataru, atribui esse rápido sucesso a dois principais motivos. O primeiro é o estilo de vida da sociedade japonesa, em que a maioria é bem caseira e cultiva hobbies em casa, como usar Vocaloids. E, é claro, a ascensão do uso da internet e de tecnologias de comunicação na década de 2000.
“Foi nessa época que as pessoas começaram a se comunicar principalmente por meio da internet e a soltar a criatividade em vídeos e coisas do tipo. Assim, escrever músicas autorais e usar Hatsune Miku para cantá-las se tornou algo comum”, explicou ao portal Click Nippon. Consequentemente, uma legião de fãs foi construída, fazendo muitos cosplays, vídeos, músicas e até karaokês de Miku pipocarem em território japonês.
Em 2009, a Crypton inaugurou eventos presenciais e festivais ao vivo com Hatsune Miku, em que gráficos tridimensionais são usados para a performance da idol no palco, além de investir em peso no marketing e merchandising da personagem. Isso a levou até a outras mídias, com jogos como Hatsune Miku: Project DIVA (2009) e Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ (2020), e em músicas de abertura nos animes Akikan! e Yamishibai: Ghost Stories.
E o resto é história! Desde então, Miku ganhou muita fama fora de território japonês e se tornou conhecida no mundo inteiro, até no Brasil.
Até a publicação desta matéria, a sintetização de voz da Hatsune Miku está presente em mais de 100 mil músicas e 170 mil vídeos ao redor do mundo. Além de ter 900 mil seguidores no Facebook e ter colaborado com marcas como SEGA, Toyota, Google e mais.
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