Sismo de magnitude 2,4 deixa moradores de Barueri em alerta
Barueri, na Grande São Paulo, foi surpreendida por um tremor de terra na tarde desta segunda-feira (29), que foi registrado com uma magnitude de 2,4 pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O abalo sísmico ocorreu por volta das 13h41, causando alvoroço entre os residentes da região.
De acordo com a USP, o tremor é considerado um evento natural, embora a possibilidade de influência de atividades industriais, como mineração de pedreiras ou operações de cimento, não possa ser completamente descartada. Segundo os especialistas, a maioria dos tremores naturais é resultante de pressões geológicas que provocam movimentações súbitas em falhas ou fraturas na crosta terrestre.
Os tremores de magnitude 2 a 3 são relativamente comuns em várias partes do Brasil, mas a maioria não é perceptível pela população. Embora este evento tenha sido notado, é improvável que cause danos significativos”, explica um representante da USP.
A Defesa Civil de Barueri está monitorando a situação de perto e em constante comunicação com outros órgãos para garantir a segurança da população. “Continuaremos acompanhando o caso e informaremos qualquer novo evento ou desenvolvimento”, afirmou um porta-voz da Defesa Civil.