Apagão em São Paulo gera caos e deixa 2 milhões sem energia
No último sábado, São Paulo enfrentou um apagão que afetou mais de 2 milhões de pessoas, deixando diversos bairros da capital e de Guarulhos sem energia elétrica por até três horas. A falha começou por volta das 17h31, quando houve um desligamento total na subestação de Guarulhos, operada pela Eletrobras, que interrompeu cerca de 870 MW de carga, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O apagão causou escuridão em várias regiões da Zona Norte, Centro e Zona Leste de São Paulo, além de afetar bairros populosos de Guarulhos, como Vila Galvão e Parque Santo Antônio. Enquanto as luzes da cidade se apagavam, muitos moradores foram pegos de surpresa, enfrentando transtornos no trânsito e dificuldades em suas rotinas diárias.
A Eletrobras informou que o fornecimento de energia foi completamente restabelecido ainda na noite de sábado e que equipes técnicas estão no local investigando a causa do desligamento. “A subestação Guarulhos foi inteiramente religada e opera normalmente”, afirmou a empresa em comunicado. No entanto, a empresa também destacou que as razões por trás da falha estão sendo analisadas e serão esclarecidas em relatórios futuros.
A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia em São Paulo, explicou que o problema foi solucionado com uma “recomposição de cargas elétricas” a partir da subestação afetada. Por sua vez, a EDP, fornecedora de energia em Guarulhos, reforçou que a interrupção não foi de sua responsabilidade, mas acompanhou de perto o processo de restabelecimento da energia.