Estado de SP registra 16 focos ativos de incêndio neste sábado (14)
Na manhã deste sábado (14), a Defesa Civil divulgou o registro de 16 focos ativos de incêndio no estado de São Paulo.
De acordo com a Defesa Civil, os locais atingidos são: Amparo, Araras, Bananal, Brotas, Caconde, Campinas/Morungaba (Pico das Cabras), Campo Limpo Paulista (Serra do Mursa), Castilho, Cristais Paulista, Itirapuã, Lindóia, Mairiporã, Mococa, Paulicéia, Perus (distrito de São Paulo) e São Carlos.
No momento, 48 municípios permanecem em alerta máximo para queimadas. Além disso, foi emitido um alerta de risco elevado para incêndios pela Defesa Civil, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), para todo o estado até este sábado.
A Defesa Civil também emitiu um alerta para ventos fortes em todo o estado de São Paulo entre este sábado (14) e domingo (15). Segundo o órgão, há condições para rajadas de vento de até 55 km/h no interior do estado e de até 65 km/h na faixa leste.
Monitoramento do INPE
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até esta sexta-feira (13), 1.752 focos ativos de incêndio foram registrados em setembro no estado de São Paulo. Esse número é 4,6 vezes maior que o total de focos registrados em todo o mês de setembro do ano passado, que foi de 375 focos ativos.
No mês de agosto, o estado registrou 3.612 focos de incêndio, um recorde histórico para o mês desde 1998. Essa quantidade representa 50,4% do total de 7.162 focos registrados no estado até o momento em 2024.