Morre pioneiro de Brasília Creso Villela, fiscal de obras do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes

Morre pioneiro de Brasília Creso Villela, fiscal de obras do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes

Morreu nesta sexta-feira (3), o pioneiro de Brasília e fiscal das obras do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes, Creso Villela. Ele tinha 95 anos e faleceu em casa, no Distrito Federal, segundo familiares.

Villela foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e reconhecido por Juscelino Kubitschek como apoiador do desenvolvimento nacional.

Nascido em Jataí (GO) no dia 17 de janeiro de 1929, Creso Villela chegou à Brasília em 1958, um ano depois de se formar engenheiro arquiteto, título concedida pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, quando tinha 29 anos.

Em 1959, Villela foi contratado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e, com sua esposa, Ernestina, conhecida como Tininha, morou em um acampamento onde hoje fica o estacionamento do Senado Federal.

Em 1961, assumiu a chefia da 2ª Divisão de Obras do Departamento de Edificações da Novacap, quando se tornou responsável pelas obras de edificação da Praça dos Três Poderes.

“Creso Villela foi uma referência de empresário, líder sindical e ser humano. Sua partida deixará um vazio na história da cidade, especialmente na construção civil, mas também um enorme legado para as pessoas que o conheceram e para o setor seguir cada vez mais forte com seus ensinamentos”, disse o atual presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior. Creso Villela presidiu a entidade de 1973 a 1976 e de 1976-1979.

O velório de Creso Villela é neste domingo (5), em cerimônia restrita à família. Depois, o corpo será cremado.


Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações: G1 DF

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *