CORPATRI deflagra operação contra grupo que furtava veículos no DF para usá-los em assaltos
Na quinta-feira (24) a PCDF, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes contra o Patrimônio (CORPATRI), deflagrou a operação QUALITI: foram cumpridos seis Mandados de Busca e Apreensão nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Gama e Águas Lindas/GO.Na quinta-feira (24) a PCDF, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes contra o Patrimônio (CORPATRI), deflagrou a operação QUALITI: foram cumpridos seis Mandados de Busca e Apreensão nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Gama e Águas Lindas/GO.
A ação é fruto de investigação conduzida pela CORPATRI desde abril deste ano. Conforme apuração, uma associação criminosa vinha praticando furtos de veículos pertencentes a locadoras de automóveis para posterior adulteração e emprego em roubos. Segundo os investigadores, pelo menos três veículos teriam sido furtados nas regiões do Setor de Indústrias e Santa Maria, e um deles estaria ligado a roubos realizados em Taguatinga e Samambaia.
Até o momento três integrantes do grupo, responsáveis pela adulteração, receptação e emprego dos veículos nos crimes de roubo já foram identificados, e presos. Dois veículos subtraídos já foram localizados: um no estado de Mato Grosso; o outro, na região de Samambaia, onde foi empregado em um assalto.
As buscas realizadas nesta manhã tinham como objetivo localizar outros veículos usados nos crimes, além de instrumentos e objetos que comprovem o envolvimento dos demais autores. Um automóvel foi apreendido, identificado como o carro empregado pelos criminosos ao furtar a locadora de veículos.
Os policiais encontraram, também, uma espécie de chave micha artesanal, utilizada para forçar a abertura de veículos.Os autores responderão pelos crimes de associação criminosa, furto, adulteração de sinal identificador, e roubo. Somadas, as penas podem chegar a 20 anos de reclusão.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC