Mais 99 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie nesta quinta (15)

Mais 99 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie nesta quinta (15)

Ao todo, são 151 coletivos com a nova forma de pagamento, que passa a ser alterada gradativamente naqueles em que esta modalidade já seja usualmente pouco utilizada no DF

A partir desta quinta-feira (15), mais 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal vão deixar de receber o pagamento de dinheiro em espécie. A alteração ocorre de maneira gradual em coletivos em que esta forma de pagamento já seja usualmente pouco utilizada. Essas linhas se somam às 52 que já não aceitam dinheiro nas catracas desde 1º de julho.


“O TRF1 determinou que o programa só tivesse continuidade após a Semob implementar uma facilidade de acesso avulso para atender esses usuários, e nós já cumprimos essa decisão judicial, podendo ampliar a partir de 15 de agosto para mais 99 linhas, passando para 151 linhas que não aceitarão pagamento em espécie e só permitirão acesso por meios digitais”, disse Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade


De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a ampliação dos pagamentos de passagens por meio eletrônico, com a retirada gradativa da circulação de dinheiro em espécie dentro dos ônibus, tem objetivo de modernizar o sistema, facilitar o acesso aos usuários e dar mais segurança para rodoviários e passageiros.

“Começamos com 52 linhas e optamos por ampliar gradativamente, até para detectar qual o público que não tem cartão bancário, não deseja fazer o Cartão Mobilidade e ainda opta por pagamento em espécie. O TRF1 determinou que o programa só tivesse continuidade após a Semob implementar uma facilidade de acesso avulso para atender esses usuários, e nós já cumprimos essa decisão judicial, podendo ampliar a partir de 15 de agosto para mais 99 linhas, passando para 151 linhas que não aceitarão pagamento em espécie e só permitirão acesso por meios digitais”, disse o secretário.

Para facilitar a rotina da população que utiliza o transporte público e dar suporte aos usuários do cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade implementou mais 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga. Agora, há 151 pontos de atendimento disponíveis. Todas as informações podem ser vistas no site https://brbnovo.brb.com.br/mobilidade/postos-de-atendimento/. Quem utiliza o aplicativo também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Geraldo Naves

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