Literatura fantástica invade a Biblioteca Nacional de Brasília no sábado (17)

Literatura fantástica invade a Biblioteca Nacional de Brasília no sábado (17)

Autores do gênero promovem debate sobre o real e o imaginário, aproximando os escritores e o público

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) irá receber o 2° Encontro de Literatura Fantástica (Elifant) no próximo sábado (17), das 13h às 17h, com entrada gratuita. Nesta data, quem acredita que exista apenas uma realidade vai ter de olhar para o mundo de outro jeito depois de acompanhar escritores e escritoras locais desse gênero nas mesas “De onde estou, escrevo”, sobre a literatura a partir de espaços habituais, e “Escrevendo literatura insólita”, com relatos de artistas tocados pelos mistérios do cerrado, suas rochas de quartzo, cachoeiras e o céu como testemunha.

Tatyana Azevedo é jornalista e autora das obras Meu querido astronauta, lançada em 2023, e A improvável Anelise, em 2017. Ela é também uma das organizadoras da segunda edição do Elifant, junto com os pares Paulo Souza e Patrícia Baikal, que escrevem literatura fantástica. “Minha expectativa é que o evento abra espaço para o encontro de leitores e escritores do cerrado. Criar ambientes de troca de experiência é importante na formação de leitores e escritores. A Biblioteca Nacional é o espaço ideal para esse encontro”, disse ela, que nos anos 1980 já acompanhava reprises do clássico de TV dos anos 1960, Além da Imaginação (Twilight Zone), sobre histórias extraordinárias.

Segundo Tatyana, todas as pessoas têm por perto algum tipo de portal de acesso a outras realidades, mas poucas aceitam que podem trazer um pouco dessa fantasia para a vida real. “É isso que torna a vida de escritor e a literatura fantásticas tão especiais. Podemos unir esses mundos em um só”, acrescentou.

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *