A bolha do Campeonato Saudita já explodiu? Falta de grandes compras no futebol europeu mostra problemas no projeto mais ambicioso do mundo

A bolha do Campeonato Saudita já explodiu? Falta de grandes compras no futebol europeu mostra problemas no projeto mais ambicioso do mundo

A Arábia Saudita abalou o mundo do futebol no verão europeu de 2023. Aproximadamente £750 milhões de libras foram gastos em 97 contratações, com Karim Benzema, Neymar, Sadio Mané, Riyad Mahrez e outros jogadores de destaque seguindo os passos de Cristiano Ronaldo, que havia se juntado ao Al Nassr na janela anterior.

Como apontou o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, “a Liga Profissional Saudita mudou o mercado de transferências. Há poucos meses, quando Cristiano foi o único a ir, ninguém poderia imaginar a quantidade de jogadores de altíssimo nível que iriam para lá. Acho que no futuro próximo isso vai acontecer cada vez mais.”

No entanto, embora tenha havido algumas novas contratações notáveis desde que a janela deste verão foi aberta no mês passado, os clubes da Liga Profissional Saudita não têm sido tão ativos quanto no ano passado. Então, será que a bolha saudita já estourou? A SPL está prestes a sofrer um colapso semelhante ao da Super Liga Chinesa? Ou podemos esperar mais contratações de superestrelas nas próximas semanas?

Salah permanece onde está

O diretor de futebol da Pro League, Michael Emenalo, admitiu em maio que Mohamed Salah e Kevin De Bruyne eram os “tipos de jogadores” que a liga pretendia contratar neste verão europeu. “Nesta próxima janela em particular,” disse o ex-diretor técnico do Chelsea ao The Telegraph, “se houver uma oportunidade de gastar significativamente em alguém que achamos que trará exatamente o que precisamos ou o que é necessário, então faremos isso.”

No entanto, Salah, de forma um tanto surpreendente, decidiu permanecer no Liverpool, e acredita-se que o atacante egípcio, que o Al Ittihad tentou contratar em setembro passado por £150 milhões de libras, acabará estendendo um contrato que expira no final da temporada.

Nenhum acordo para De Bruyne

Quanto a De Bruyne, o jogador de 33 anos não escondeu seu interesse em uma transferência lucrativa para a Arábia Saudita. “Na minha idade, você tem que estar aberto a tudo,” explicou ele ao HLN. “Estamos falando de quantias incríveis de dinheiro no que pode ser o fim da minha carreira. Às vezes, você precisa pensar nisso.

“Se eu jogar lá por dois anos, poderei ganhar uma quantia incrível de dinheiro. Antes disso, tive que jogar futebol por 15 anos. Talvez eu ainda não tenha alcançado esse valor.

“Então, você precisa pensar no que isso pode significar a seguir. Ainda tenho um ano de contrato, então preciso pensar no que pode acontecer. Meu filho mais velho agora tem oito anos e não conhece nada além da Inglaterra. Ele também pergunta quanto tempo mais vou jogar pelo City. Uma vez que o momento chegue, teremos que lidar com isso de uma certa forma.”

No entanto, agora parece altamente improvável que o City permita que De Bruyne saia antes do fechamento da janela de transferências, com Guardiola deixando muito claro que deseja manter seu principal criador.

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *