Aprovado o Plano Distrital de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
Gestão fortalece os mecanismos de governança, liderança e estratégia sobre a força de trabalho na área de saúde
Já está em vigor o Plano Distrital de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PGTES) 2024-2027 aprovado pelo Colegiado de Gestão da Secretaria de Saúde (SES-DF). Esse plano é resultado de oficinas realizadas com mais de 300 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e fruto das etapas regionais da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CDGTES) realizadas em todas as Regiões de Saúde do DF.
O objetivo do PGTES é conhecer os profissionais da SES-DF e definir os objetivos na gestão do trabalho e educação na saúde para os próximos quatro anos, aperfeiçoando as condições laborais e valorizando os colaboradores do SUS. Por isso, a Secretaria tem atuado na integração eficaz das ações, fortalecendo os mecanismos de governança, em especial, liderança e estratégia, apoiando a capacidade da organização alcançar objetivos e desenvolver líderes.
“O ativo mais valioso das organizações são as pessoas. É crucial para o sucesso das organizações tratar da gestão por competências, do planejamento da força de trabalho, da gestão de conhecimento, da avaliação de desempenho, do clima organizacional, dos programas de qualidade de vida no trabalho e da retenção de talentos”, afirma a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES-DF (Cigec), Mabelle Roque.
A gestão do trabalho em saúde envolve o desenvolvimento estratégico de pessoas, promovendo inovação e gestão do conhecimento. Inclui a formulação de normas, avaliação de indicadores, planejamento de capacitação, supervisão de estágio probatório e avaliação de desempenho.
“É compromisso da governança da SES assegurar que os trabalhadores estejam alinhados com os objetivos estratégicos, fornecendo as ferramentas necessárias para desenvolver capacidades, habilidades e atitudes de forma eficiente, para consecução de políticas, processos e responsabilidades”, completa a coordenadora.