“Botão” que “mata” IAs é proposto por empresas de tecnologia

“Botão” que “mata” IAs é proposto por empresas de tecnologia

A ideia foi elaborada no AI Seoul Summit, evento na Coreia do Sul que teve participação de representantes de vários países

Grandes empresas de tecnologia como Microsoft, Amazon, Google e OpenAI (criadora do ChatGPT) se comprometeram em criar um tratado sobre a Inteligência Artificial, especialmente voltado para questões de segurança. A ideia surgiu no AI Seoul Summit, evento na Coreia do Sul que teve participação de representantes de vários países.

O novo acordo proposto tem como objetivo garantir a segurança no desenvolvimento de IAs e dos modelos de linguagem para essas plataformas.

O principal receio é no uso dessas tecnologias por criminosos e, por isso, as empresas vão especificar perigos tidos como “intoleráveis” e os protocolos das empresas de tecnologia para se assegurar que não se cruze esse limite.

Uma das sugestões para o tratado, que é de adesão voluntária, é de que todas as empresas se comprometam a criar um “botão de emergência” que pode pausar o desenvolvimento ou fornecimento da tecnologia em caso de perda de controle por parte da empresa.

As discussões sobre a regulação das IAs não são novas. A União Europeia, por exemplo, tem procurado reprimir o desenvolvimento desenfreado das IAs com a criação de um lei própria.


No Brasil, a discussão sobre o tema ainda caminha a passos lentos.


Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *