Brasil, 40ºC! Sob onda de calor, temperatura vai às alturas. Veja onde

Brasil, 40ºC! Sob onda de calor, temperatura vai às alturas. Veja onde

Além de máximas de até 40°C, localidades enfrentarão umidade relativa do ar baixa crítica pelos próximos dias em boa parte do Brasil

As temperaturas vão se elevar ainda mais diante da onda de calor que afeta boa parte do Brasil. Várias localidades vão alcançar máximas de 38°C, 40°C. As porções Central e Norte serão as mais quentes. Apenas a Região Sul vai experimentar frio. Além do calor, a baixa umidade é sinal de alerta.

Uma das temperaturas mais elevadas deve ser registrada em Cuiabá, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima esperada para esta segunda é de 40°C e a mínima 20°C, o que caracteriza uma amplitude térmica (diferença entre máxima e mínima) importante.

A capital do Mato Grosso do Sul fica pouco atrás na máxima: 39°C. Campo Grande começa o dia com 21°C. A cerca de 2,7 mil quilômetros de distância, Oriximiná (PA) tem a mesma previsão. As localidades do Norte do Brasil estarão quentes, mas há previsão de chuvas discretas para algumas regiões, diferente do que acontece no Centro-Oeste.

A capital São Paulo tem previsão de começar o dia com frio, 16°C, mas vai ter uma máxima significativa de 34°C. Situação será semelhante na capital Rio de Janeiro, onde o dia começa com mínima de 19°C e máxima de 36°C. No Nordeste, as máximas serão semelhantes, mas a diferença é que as madrugadas serão mais quentes, de maneira geral, reduzindo a amplitude térmica. Natal, por exemplo, tem mínima prevista de 23° e máxima de 30°C.

Sul

No Sul, Porto Alegre tem mínima de 18°C e a máxima chega a 27°C. Também no Rio Grande do Sul, Santa Vitória do Palmar terá uma mínima de 12°C e máxima prevista de 21°C.

onda de calor que atua no momento é provocada por uma massa de ar seco que se estabiliza no Centro do Brasil. Neste domingo (18/8) há um alerta de perigo potencial para os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Ceará.

Umidade

Neste domingo, em São Miguel do Araguaia (GO), a umidade chegou a apenas 17% às 15h. Além da temperatura elevada anotada acima, Cuiabá se viu diante de apenas 9% de umidade. Situação semelhante aconteceu em Campo Grande, onde o índice ficou em 17%.

Conforme a Climatempo, a onda de calor ganhou força a partir do sábado (17/8) e de atuar com mais força até a próxima quinta-feira (22/8).

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Metrópoles

 

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *