Criado para operacionalizar o Sistema de Bilhetagem Automática, o Mobilidade é responsável por mais de 8 milhões de atendimentos desde 2019
O BRB Mobilidade completa 5 anos de inovação nesta segunda-feira (4), impactando positivamente os usuários e a forma de acesso ao transporte público na capital. Criado para operacionalizar o Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal, o Mobilidade é responsável por mais de 8 milhões de atendimentos desde 2019.
Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa relembra algumas das principais entregas do BRB Mobilidade aos brasilienses. “Ampliamos os locais de atendimento e melhoramos a estrutura dos postos para proporcionar conforto e agilidade aos usuários, ao mesmo tempo em que trouxemos modernidade e eficiência para o cotidiano dos brasilienses. Por tudo isso, a celebração desses 5 anos de conquistas é motivo de grande orgulho para nós”, afirmou.
Razões para se orgulhar não faltam. A internalização dos sistemas de gratuidade, a capilarização da rede que conta atualmente com 158 pontos de recarga, a implantação de uma central de atendimento exclusiva e a entrega do aplicativo BRB Mobilidade foram apenas algumas das novidades.
O app, aliás, trouxe vários serviços e facilidades para a palma da mão de mais de 565 mil pessoas, contribuindo para a transformação da experiência dos usuários. Com o aplicativo, o acesso aos meios de pagamentos ficou muito mais rápido e eficiente, assim como a facilidade de tirar suas dúvidas em um chatbot com possibilidade de atendimento humano.
Destaque também para a diversificação dos meios de pagamento, com a possibilidade de recarga dos cartões via Pix e de pagamento de passagens por QR Code e via cartão de crédito ou débito, diretamente nos validadores de todos os ônibus. Mais de 3,6 milhões de recargas via Pix já foram realizadas desde agosto de 2023, o que movimentou mais de R$ 128,3 milhões até outubro deste ano.
Com todas as novidades, o número de acessos ao transporte coletivo ultrapassou 2 bilhões nos últimos 5 anos, gerando um volume financeiro referente aos pagantes de R$ 1,8 bilhão. Foram mais de 11 milhões de acessos ao transporte por aproximação de cartões bancários desde janeiro de 2022.
Futuro da mobilidade
As próximas entregas previstas pelo BRB Mobilidade envolvem uma parceria com a Visa com o objetivo de melhorar a experiência do cidadão na utilização dos canais de mobilidade urbana do DF. Anunciada em setembro, a união entre o Banco e a líder mundial em tecnologia de meios de pagamentos tem a missão de promover iniciativas que potencializem a locomoção e transformem Brasília em uma cidade inteligente, facilitando a vida dos moradores e turistas.
Um dos compromissos dessa parceria é o desenvolvimento de uma plataforma online integrada aos demais serviços de transporte disponíveis na cidade. Na plataforma, os usuários poderão escolher entre diferentes modos de transporte para sua jornada e adaptar seu percurso às necessidades de cada trajeto, por meio de geolocalização.
O recurso permitirá que os deslocamentos se tornem mais rápidos e eficientes. A parceria possibilitará, ainda, a implantação dos meios de pagamento digitais no transporte público, de forma simplificada. Em fase de coleta de dados, as primeiras entregas do projeto estão previstas para o 1º semestre de 2025.