CAIXA marca presença no G20 social e apresenta iniciativas de destaque voltadas para finanças decoloniais e habitação social

CAIXA marca presença no G20 social e apresenta iniciativas de destaque voltadas para finanças decoloniais e habitação social

Banco disponibilizará um estande interativo no local e, na programação, conduzirá oficinas sobre educação financeira, negócios de impacto na periferia, entre outras

O G20 Social começa nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro (RJ), e contará com participação destacada da CAIXA em dois painéis, sobre finanças decoloniais e habitação social, e em oficinas relacionadas à inclusão social e financeira, desenvolvimento sustentável, entre outros temas. No evento, também será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o banco e o Ministério da Igualdade Racial para criação de soluções financeiras inclusivas. A CAIXA contará ainda com um estande interativo para receber os participantes.

O evento, que antecede o G20, é uma iniciativa do Governo Federal para promover a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas, ampliando a contribuição de diversos atores não-governamentais nos processos decisórios da Cúpula de Líderes das 20 maiores economias do mundo.

A CAIXA leva para o debate nesse evento mundial temas alinhados à agenda global, relacionados à promoção da justiça social, da equidade racial e ao fomento do acesso à moradia digna:

  • Quinta-feira (14): o banco conduzirá painel sobre Finanças Decoloniais. Na ocasião, será apresentado o projeto coordenado pela CAIXA, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, que busca colocar o setor financeiro como um impulsor na promoção da justiça social, dando protagonismo às reais necessidades de comunidades indígenas, quilombolas e demais grupos invisibilizados no sistema bancário tradicional, em ações de economia solidária e de desenvolvimento local; 
  • Sexta-feira (15): A CAIXA e o Ministério da Igualdade Racial assinarão Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a criação de soluções financeiras decoloniais que incorporem os princípios da economia solidária em prol de comunidades invisibilizadas no sistema bancário tradicional. Estarão presentes o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A parceria prevê a capacitação dos empregados do banco em relação ao letramento racial, com o apoio do ministério, além de soluções para a promoção da cidadania financeira de grupos minorizados.

    O banco conduzirá também painel com tema central a Habitação de Interesse Social Rural e Urbana, com a colaboração da CAIXA, Ministério das Cidades e lideranças dos movimentos sociais de luta por moradia no campo e na cidade. A iniciativa busca valorizar a atuação da sociedade civil organizada na promoção da justiça social, no acesso à moradia digna e na valorização das comunidades rurais e urbanas.

A programação conduzida pela CAIXA inclui ainda a realização de oficinas de educação financeira, negócios de impacto na periferia, economia do cuidado e sobre como fazer e gerir hortas comunitárias em empreendimentos de habitação social.

Os dias e horários da programação do G20 Social podem ser verificados na página da Cúpula do G20 Social.

Estande CAIXA:

O espaço será um local para convivência e descanso dos visitantes, que poderão participar de jogos interativos e simular um passeio pela floresta com óculos de realidade virtual, conhecendo mais sobre as iniciativas da CAIXA para o meio ambiente. Além disso, será disponibilizado um ponto personalizado para tirar fotos e postar nas redes sociais. O horário de funcionamento será das 9h às 18h.

No estande, também serão divulgados alguns temas prioritários para o banco, como o futuro da habitação social e sustentável no Brasil, transição para economia de baixo carbono, cidadania plena, entre outras temáticas.


Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *