Capacitação e desenvolvimento são determinantes para um ambiente mais inclusivo para os PCDs, diz a Diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, conheça as iniciativas da Sankhya para promover a inclusão
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro, valorizar e divulgar iniciativas que promovem um ambiente de trabalho mais inclusivo pode contribuir para que mais empresas adotem ações afirmativas que fazem a diferença na vida de Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.
A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP), é uma das empresas que tem demonstrado seu compromisso com a diversidade e inclusão em seu quadro de funcionários. A empresa realiza um acompanhamento mensal para identificar os cargos ocupados por esses profissionais e monitorar seu desenvolvimento, garantindo que eles tenham oportunidades reais de crescimento na companhia.
Atualmente, a Sankhya já ultrapassou a meta de contratação de funcionários PCDs, tudo isso em virtude de seus programas de inclusão:
- Programa de Massoterapeutas, que acontece tanto na matriz quanto nas unidades, e cria oportunidades específicas para profissionais com deficiência na área de massoterapia.
- Programa de Formação em Service Desk e Prospecção que, em parceria com o “Instituto Projeto de Vida”, oferece formação especializada para PCDs, preparando-os para funções técnicas e de atendimento ao cliente.
- Bootcamp de Desenvolvimento Full Stack: Um programa intensivo de formação que capacita PCDs para atuarem como desenvolvedores full stack, abrindo portas para carreiras na área de tecnologia.
A Diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya, Mariá Menezes, explica que ao oferecer programas de formação e desenvolvimento, as empresas não só abrem portas para inclusão, mas também investem em seu crescimento profissional a longo prazo. “À medida que mais empresas adotam políticas inclusivas e programas de desenvolvimento para PCDs, caminhamos para um futuro onde a diversidade no ambiente de trabalho seja não apenas aceita, mas celebrada como uma força motriz para a inovação e o crescimento empresarial”.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência serve como um lembrete importante de que a inclusão no mercado de trabalho não é apenas uma questão de cumprimento de cotas, mas de valorização da diversidade e do potencial humano em todas as suas formas.
Informações: raissa.jorgenfelth@falacriativa.com.br