CLDF homenageia voluntários da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial

CLDF homenageia voluntários da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial

A iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT) prestigiou os membros do movimento

A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou, na manhã desta sexta-feira (8), o grupo de voluntariado ASEZ — Action for Saving the Earth from A to Z ou Salvemos a Terra de A até Z, em tradução livre —, formado por jovens universitários da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial. A iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT) prestigiou os membros do movimento pelas ações humanitárias no Brasil e no mundo.

Fundada na Coreia do Sul, em 1964, pelo pastor Ahn Sahng-hong, a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial possui, atualmente, uma rede global com mais de 7 mil igrejas em 175 países. Ao longo de sua história, o movimento religioso criou o ASEZ, ASEZ WAO e ASEZ Star, três grupos de voluntariado que promovem projetos educacionais, ambientais e comunitários.


Em discurso de abertura do evento, Vigilante ressaltou a importância do trabalho filantropo da ASEZ voltado à sustentabilidade e assistência social no DF. “São jovens que se dedicam a construir uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável em um mundo onde os desafios ambientais e sociais são imensos. O exemplo desses voluntários nos inspira a acreditar em um futuro melhor”, enfatizou o parlamentar.


O deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF), presente no evento, compartilhou a experiência com os jovens voluntários da Igreja de Deus, sendo intitulado “Conselheiro” enquanto participava de ações do grupo no DF. “Eu adoro trabalho voluntário desde sempre e participo, não como deputado e professor, mas como voluntário dos trabalhos que eles me convocam”, afirmou.

Durante a solenidade, Vigilante e Veras assinaram o documento do projeto “Recuperação da Terra” do ASEZ, que tem o objetivo de restaurar áreas degradadas e preservar espécies de plantas e animais.

Ações

Marciel Oliveira da Silva, representante do ASEZ STAR, destacou as diversas ações do grupo. Segundo ele, os projetos “Bom Estudante” e “Bom Vizinho” fomentar valores como empatia e solidariedade nos jovens, promovendo mudanças positivas na sociedade. Já as iniciativas “Escola Verde” e “Mundo Verde” têm o objetivo de conscientizar a respeito da importância da preservação ambiental, incentivando a prática de hábitos sustentáveis desde a infância para construção futuro mais ecológico.


“As atividades principais do ASEZ Star envolvem o cultivo do caráter das nossas crianças e estudantes, que têm um potencial infinito de fortalecer a participação comunitária e fazer parte da criação de uma sociedade melhor. Também os serviços voluntários, onde colocamos as nossas palavras em prática com a expansão de ações coletivas”, citou Silva.


O representante do ASEZ WAO, Doo Hwan Seol, pontuou que os princípios do grupo se baseiam nos ensinamentos divinos de respeito e amor ao próximo. De acordo com Seol, através de serviços voluntários, o ASEZ busca solucionar problemas globais, promovendo a igualdade entre todos os seres humanos e cuidando do planeta.


“A ideologia do ASEZ WAO é praticarmos o amor a toda a humanidade. Seguindo os ensinamentos de Deus, “amará o teu próximo como a ti mesmo”, continuamos realizando serviços voluntários sinceros com o objetivo de resolver muitos problemas que nossos aldeões globais enfrentam, tendo conceito de que todos seres humanos são um e a fim de tornar o mundo um lugar onde todos sejam felizes, sem serem deixados para trás”, enfatizou Seol.


Voluntários brasileiros

Wesley Gomes de Jesus, representante do ASEZ, destacou que o voluntariado da Igreja de Deus no Brasil possui uma longa história, com início na fundação da Santa Casa de Santos em 1543, que, ao longo dos séculos, evoluiu no país. Gomes de Jesus, no entanto, frisou que, atualmente, a média de idade dos voluntários brasileiros ainda é elevada, indicando a necessidade de maior engajamento dos jovens.


“Podemos dizer que há pouca participação dos jovens que serão os protagonistas de nossas vidas futuras”, salientou Jesus. “O ASEZ está respondendo aos numerosos problemas que cercam a humanidade através da educação, da prática e de parcerias. Nós prevenimos que os problemas que enfrentamos atualmente se agravam”, frisou.


O representante da ASEZ ressaltou, ainda, que desde 2015, o grupo atraiu cerca de 200 mil voluntários para realizar ações de limpeza ambiental, beneficiando mais de cem mil pessoas. “Através dessa atividade foi limpa uma área de três mil quilômetros e recolhidos mais de quatrocentos quilos de resíduos. Além disso, nós tentamos restaurar o meio ambiente global plantando 15 mil árvores em todo mundo”, citou Jesus.

Ao encerrar a homenagem, Chico Vigilante agradeceu aos presentes, ressaltando a atmosfera positiva e acolhedora do evento. “Nunca vi tanta descontração, carinho e amor. Nós realizamos uma sessão solene suave e emocionante”, enfatizou.

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *