Colégio expulsa alunos após divulgação de nudes feitos por IA
Quatro alunos do Colégio Adventista Centro América foram expulsos após a divulgação de imagens falsas de nudez, criadas com o auxílio de inteligência artificial (IA).
Os estudantes utilizaram fotos de colegas e professores para gerar as montagens, espalhando-as em grupos de alunos e causando grande repercussão na comunidade escolar.
O incidente ocorreu em Cuiabá, no estado de Mato Grosso, e a expulsão foi oficializada pela escola na última terça-feira (24).
Segundo o RDNews, conforme consta em quatro boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, foram criadas montagens que utilizavam fotos de adolescentes, com idades entre 12 e 16 anos, além de professores. Os rostos dessas pessoas foram inseridos em imagens de nudez por meio de inteligência artificial (IA). As fotos manipuladas foram compartilhadas em grupos de estudantes.
Inicialmente, os estudantes apontados como culpados pertencem ao 7° ano do ensino fundamental. Contudo, a instituição está investigando o possível envolvimento de outros alunos.
De acordo com relatos da comunidade, mais de 30 adolescentes foram vítimas de fotos manipuladas. As imagens teriam começado a circular em grupos desde agosto, porém, só souberam da existência delas na semana passada.