Comissão do Plano para Episódios Críticos de Poluição do Ar no DF realiza primeira reunião
Brasília Ambiental coordena ação de avaliar a ocorrência de episódios críticos de poluição do ar no DF
O Instituto Brasília Ambiental coordenou e sediou na tarde desta quinta-feira (29) a primeira reunião da comissão de elaboração do Plano para Episódios Críticos de Poluição do Ar no Distrito Federal, instituída no último dia 26 pelo Decreto governamental nº 46.182. À Comissão compete avaliar a ocorrência de episódios críticos de poluição do ar no DF, identificar as suas causas e fazer a proposição de soluções para a elaboração do Plano.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, lembrou que a criação da comissão revela a resposta rápida, dada pelo GDF, à situação à qual o Distrito Federal foi submetido desde o último domingo até quarta-feira (28), período em que a qualidade do ar registrou as classificações péssima, ruim e moderada. Nemer destacou também a determinação do governador, Ibaneis Rocha, para a aquisição de mais duas Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar no DF, que hoje já conta com oito pontos de monitoramento.
No primeiro encontro, o diretor de emergência, riscos e monitoramento ambiental do Instituto, Charles Dayler, fez um retrospecto dos acontecimentos dos últimos dias e os fatos geradores do evento. Ele lembrou que a fumaça que tomou conta do céu do DF resultou das queimadas na Amazônia, na região Sudeste e também no próprio Centro-Oeste e que os dados que o Brasília Ambiental compartilhou não refletem a qualidade de ar no DF como um todo, mas apenas nos pontos em que há a existência de estações de monitoramento, como na Fercal, onde existem duas estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar.
O diretor indicou a localização dos oito pontos de monitoramento no Distrito Federal, destacando que quatro estão sob a responsabilidade do Brasília Ambiental, e as outras quatro estão sob a responsabilidade da iniciativa privada, via condicionante de licenciamento ambiental. Entre essas últimas estão as duas que são automáticas.