Concurso TSE Unificado teve vagas fechadas esta semana

Concurso TSE Unificado teve vagas fechadas esta semana

Em documento acessado com exclusividade, as vagas do concurso TSE Unificado foram fechadas somente nesta semana e repassadas ao Cebraspe. Veja!

Após a aprovação da resolução que reestruturou os cargos da Justiça Eleitoral, a expectativa era de que o edital do concurso TSE Unificado fosse divulgado até 15 de maio, o que não aconteceu.

Apesar das chuvas no Rio Grande do Sul também terem contribuído para o atraso na divulgação da seleção, o quantitativo final das oportunidades que estarão no edital foi definido somente nesta semana.

A informação consta em relatório acessado com exclusividade pela Folha Dirigida por Qconcursos.

De acordo com o documento, o número final das vagas foi definido exatamente na data prevista para o lançamento do concurso, ou seja, no dia 15 de maio, e, posteriormente, encaminhado ao Cebraspe, para a conclusão dos trâmites rumo à divulgação do edital.

Na última tabela acessada (atualizada no dia 10 de maio), com o quantitativo das vagas entre o TSE e os TREs que participarão do concurso, informa-se que o edital contará com 404 oportunidades.

Entre os órgãos que estarão presentes no concurso TSE Unificado, o TRE SP terá o maior número de oportunidades (116 vagas), seguido do TRE MG (73 vagas) e TRE AM (36 vagas). Veja os detalhes na tabela abaixo:

Quadro de vagas do concurso TSE Unificado – (Foto: Divulgação)

Com a definição das vagas e o encaminhamento do quantitativo ao Cebraspe, a expectativa agora é pela publicação do novo edital, que poderá sair a qualquer momento.


É importante reforçar que, com o fechamento das oportunidades na quarta-feira, 15, o número final de vagas pode sofrer alterações e aparecer com um quantitativo maior do que as mais de 400 indicadas na tabela acima.


Resolução promove alteração em cargos

Aprovada no dia 7 de maio, a resolução que reestrutura o quadro da Justiça Eleitoral trouxe mudanças na nomenclatura dos cargos efetivos, além de ajustar o nível de escolaridade do técnico judiciário, que passou do nível médio para o superior, em função da Lei 14.456/2022.

Entre as alterações, a resolução cria a especialidade de Medicina do Trabalho, para o cargo de analista judiciário.

O documento também muda a denominação dos cargos de analista judiciário de Engenharia para Engenharia Civil e de Análise de Sistemas para Tecnologia da Informação.

O cargo de técnico judiciário de segurança passa a ser denominado agente da Polícia Judicial.

O edital do concurso já estava sendo elaborado com base nessa proposta de resolução. O documento trará as novas atribuições, nomenclaturas e níveis de escolaridade que serão exigidos.

Por esse motivo, o edital só poderia sair após a aprovação da resolução. A publicação chegou a ser cogitada para abril, mas foi adiada porque a reestruturação foi retirada da pauta do Plenário do TSE do dia 9 do mês.


Fato Novo com informações e imagens:  Folha Q Concursos

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *