São 51 articulados e 39 do tipo Padron, completando 100% de renovação da frota na área 2 do transporte coletivo da capital
O sistema de transporte público coletivo do DF passa a contar com 90 ônibus novos, a partir desta quarta-feira (21). São 51 veículos articulados e 39 do tipo Padron que vão circular no sistema do BRT do Gama e de Santa Maria. Com os novos veículos, a área 2 do transporte coletivo da capital passa a contar com uma frota de 704 ônibus, tendo sido ampliada e 100% renovada.
“O Distrito Federal conta com a frota de ônibus mais nova do país, com média de uso de pouco mais de três anos”, afirmou o secretário Zeno Gonçalves, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). “Com os novos veículos que estão chegando neste segundo semestre, estamos ampliando a frota e completando a renovação de todo o sistema”, complementou o gestor.
Todos os veículos contam com validador V6, com funcionalidade EMV, necessária para integrar o sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico, com uso de cartões de transporte e cartões bancários de débito e crédito.
De tecnologia moderna, no padrão Euro 6, os novos modelos contribuem para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases em 80% e de partículas poluentes em 50%. Contam com sistema de desligamento automático para economia de energia, além de autonomia para recarga de baterias por meio de placas solares.
Para os passageiros, os novos veículos vão proporcionar mais conforto e segurança, com ar-condicionado, piso baixo, motor traseiro e câmbio automático, além do sistema de monitoramento por câmeras, portas elétricas antiesmagamento, bancos estofados, vidros fumês antiUV, e freios a disco.
Os novos ônibus fazem parte dos 195 veículos anunciados pela Viação Pioneira, em setembro de 2023, dos quais 79 são destinados ao aumento da frota e 116 para substituir veículos mais antigos. A Pioneira é responsável pela operação na área 2, que abrange as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Paranoá, ltapoã, São Sebastião e Park Way.
No primeiro lote, em setembro do ano passado, foram entregues 79 ônibus básicos, que foram incorporados principalmente nas linhas de São Sebastião e Jardim Botânico. Em fevereiro deste ano, entraram em operação 20 Padrons BRT e 16 Super Padron nas linhas do Paranoá e Itapoã. Em abril, a Pioneira renovou 10 veículos articulados no sistema do BRT.
Fato Novo com informações da Semob-DF