Educação antirracista promove diversidade nas escolas no Recanto das Emas

Educação antirracista promove diversidade nas escolas no Recanto das Emas

Fórum apresentou práticas desenvolvidas nas instituições de ensino para combater discriminação racial

Educação antirracista o ano todo. A comunidade educacional do Recanto das Emas reuniu-se, nesta quarta-feira (5), para o 1º Fórum de Educação Antirracista. O evento, realizado no auditório da coordenação regional de ensino, teve como finalidade apresentar as práticas antirracistas desenvolvidas nas unidades escolares da região. A solenidade contou com a participação da coordenadora de ensino, Mariana Ayres, além de educadores e parlamentares.

“O objetivo do fórum é a apresentação de projetos e práticas antirracistas desenvolvidos em nossas unidades escolares. Pedi para os alunos que mostrassem um pouquinho do trabalho que está sendo realizado aqui em nossa cidade para percebermos o potencial dos nossos estudantes”, enfatizou a coordenadora da regional de ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres.

O destaque do evento foi a apresentação teatral da companhia Formigueiro de Teatro, dos estudantes do centro de ensino médio (CEM) 804, com a encenação do espetáculo Sabe por que tu deu não bola? A peça, sob orientação do professor e arte-educador Tiago Leal e das professoras Fabiana Rodrigues e Juliana Soares, trouxe reflexões sobre o impacto do racismo na sociedade e foi premiada no Festival Estudantil de Teatro Amador 2023 como melhor espetáculo e melhor performance musical.

“A companhia começou em 2018 e atualmente conta com 18 estudantes e ex-estudantes no elenco. Muitos deles já concluíram o ensino médio, porém fazem parte do projeto. O grupo trabalha essas questões relacionadas a racismo e violência contra a mulher”, explica Tiago Leal.

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *