Embaixador de Israel no Brasil se diz ‘desapontado’ com nota do Itamaraty sobre ataque do Irã ao país

Embaixador de Israel no Brasil se diz ‘desapontado’ com nota do Itamaraty sobre ataque do Irã ao país

Daniel Zonshine criticou a posição do Itamaraty sobre o ataque do Irã contra o país neste sábado 13 e afirmou esperar que o governo brasileiro condene o ataque

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, criticou a posição do Itamaraty sobre o ataque do Irã contra o país neste sábado 13 e afirmou esperar a condenação do governo brasileiro diante o conflito. A declaração foi concedida em entrevista ao GlovoNews na manhã deste domingo 14.

Na noite de sábado, as forças do Irã lançaram mais de 300 mísseis e drones contra o território de Israel. Após a noite de forte tensão, o chefe das Forças Armadas iranianas Mohammad Bagheri, indicou nesta manhã que o ataque contra Israel na noite de sábado “atingiu todos os seus objetivos” e que Teerã não tem “nenhuma intenção” de dar sequência à operação.

“Não é a primeira vez que o Irã está envolvido em ações contra Israel. É  a primeira vez que está fazendo isso de uma maneira direta, do território dela para o território israelense”, destacou Zonshine ao noticiário. “Então, a expectativa é pelo menos ouvir qualquer condenação para esta coisa, em que aumentou o nível do envolvimento do Irã neste conflito que Israel está envolvido aqui no Oriente Médio. Infelizmente não ouvimos nenhuma condenação nesta mensagem do Itamaraty”, completou.

Em nota, o Itamaraty destaca que ‘desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países”, mas não condena diretamente o ataque promovido pelo Irã na noite passada.

Israel afirma ter conseguido interceptar 99% dos artefatos lançados pelo Irã contra o território, no entanto a informação é contestada pela mídia iraniana. O governo de Israel anunciou uma reunião neste domingo 14 para discutir uma resposta ao ataque de sábado, o que acende o alerta para uma escalada ainda maior do conflito.


Fato Novo com informações: Carta Capital

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *