Estudantes expõem projetos no 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF

Estudantes expõem projetos no 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF

Programa da Secretaria de Educação dividido em três etapas, com o tema Biomas do Brasil, é realizado durante todo o ano

A Secretaria de Educação do Distrito Federal promove o 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF, que tem como objetivo estimular o interesse nas ciências, por meio de projetos criativos e inovadores. O tema deste ano é Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Dividida em três etapas — local, regional e distrital–, a exposição dos projetos é realizada durante todo o ano.


“O Circuito acontece anualmente desde 2013 e tem o objetivo de instituir a cultura científica nas unidades escolares por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem o letramento científico e os processos investigativos”, afirma Raquel Vila Nova Lins, gerente de Programas e Projetos Transversais


“O Circuito acontece anualmente desde 2013 e tem o objetivo de instituir a cultura científica nas unidades escolares por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem o letramento científico e os processos investigativos”, explica Raquel Vila Nova Lins, gerente de Programas e Projetos Transversais da Secretaria de Educação do DF.

O intuito é que os trabalhos científicos explorem uma abordagem mais ampla, englobando não somente temáticas ambientais, como também tópicos que evidenciem o modo de vida e os conhecimentos tradicionais das comunidades locais.

Veja aqui o regulamento completo.

Etapas

A etapa local será realizada em formato presencial, nas unidades escolares, núcleos de ensino e instituições educacionais parceiras, que atendem à educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal e selecionará os trabalhos científicos para participação na etapa regional.

Essa será realizada em formato presencial, nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), em local a ser definido, e selecionará os trabalhos científicos para participação na etapa distrital.

Já a última etapa, a distrital, também será realizada em formato presencial, no mesmo espaço da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em local a ser definido, contando com a participação de, no máximo, 188 trabalhos científicos classificados na fase regional.

Veja o cronograma previsto para realização das fases do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal:
– Etapa local: abril a julho
– Inscrições para a etapa regional: junho a agosto
– Etapa regional: agosto e setembro
– Etapa distrital: novembro
– Evento de premiação: dezembro

Inscrições

A Secretaria de Educação do DF informa que não é necessário efetuar a inscrição para a etapa local, uma vez que esta é organizada e realizada nas unidades escolares, as quais têm autonomia para definir os próprios procedimentos de participação, avaliação e seleção dos trabalhos científicos participantes.

Já as inscrições para a etapa regional deverão ser realizadas em plataforma específica, que será informada em breve.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: SEE-DF / Agência Brasília

 

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *