EUA apreendem avião presidencial utilizado por Nicolás Maduro
Nesta segunda-feira (2), o avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi apreendido pelo governo dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos EUA.
De acordo com os EUA, a aeronave estava na República Dominicana há quase um mês e violava as sanções impostas à Venezuela e, por isso, foi apreendida. O avião foi encaminhado para a Flórida.
“Isso manda uma mensagem para o topo. Apreender o avião do chefe de Estado estrangeiro é algo inédito para questões criminais. Estamos mandando uma mensagem clara aqui de que ninguém está acima da lei, ninguém está acima do alcance das sanções dos EUA”, afirmou um dos oficiais dos EUA.
Atualmente, os EUA e a Venezuela enfrentam uma tensão diplomática após os resultados das eleições venezuelanas, que consagraram a vitória de Nicolás Maduro. A tensão surgiu após a oposição da Venezuela declarar fraude e a não divulgação das atas eleitorais.
O avião apreendido é do modelo Dassault Falcon 900, estimado em cerca de US$ 13 milhões. A aeronave é retratada como o equivalente venezuelano do Air Force One, veículo que transporta os presidentes norte-americanos.