Exposição fotográfica registra primeira infância no DF
Mostra integra a Semana Legislativa da Primeira Infância, que promove eventos até o dia 29 de agosto.
Em um registro, meninos brincam na terra batida com esgoto a céu aberto, em outro, uma criança sorri embaixo de um ipê amarelo. Essas e outras imagens compõem a exposição fotográfica sobre a primeira infância inaugurada nesta segunda-feira (26), na Galeria do Espelho D’Água da CLDF. Com fotos de Ed Alves e curadoria de Wanderlei Pozzembom, a mostra integra a Semana Legislativa da Primeira Infância, realizada por iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania), até o dia 29 de agosto.
“Precisamos de equipamentos públicos, creches, acesso à saúde e educação. Mas, além disso, a sociedade tem que entender que a responsabilidade por nossas crianças e adolescentes é de todos nós, como estabelece a Constituição”, defendeu a distrital.
Repórter fotográfico do Correio Braziliense, Ed Alves contou que a coletânea reflete anos de trabalho registrando as ruas de Brasília. “A exposição mostra não apenas as dificuldades, como também a pureza e a alegria das crianças”, resumiu. “Poderíamos ter só fotos de crianças sorrindo, mas trouxemos o cotidiano de uma realidade que fica invisível aos olhos da sociedade”, apontou Pozzembom, que coordena o setor de fotografia do Correio Braziliense.
A parlamentar afirmou que vai se esforçar para tornar a exposição itinerante, a fim de que rode todo o DF. Foco da semana temática, as crianças presentes interagiram com as imagens distribuídas em grandes painéis verticais. A mostra é aberta ao público e recebe visitantes até setembro, na Câmara Legislativa.
Mês da Primeira Infância
Proposta por Belmonte, a Lei nº 7.302/2023 institui agosto como o Mês da Primeira Infância, no âmbito do DF. A norma estabelece ações de conscientização centradas em gestantes, crianças de até seis anos e nas suas famílias.
Em fevereiro de 2023, a Câmara lançou a Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente com Altas Habilidades/Superdotação, também idealizada por Belmonte. A iniciativa apoia e defende os direitos infantojuvenis, principalmente nos aspectos emocionais e pedagógicos.
Neste ano, a CLDF realiza pela primeira vez a Semana Legislativa da Primeira Infância, com debates, palestras de especialistas e momentos de recreação infantil. O primeiro evento abordou autismo e superdotação infantis. Diversas ações ocorrem até a próxima quinta-feira. Conheça a programação e participe!
Fato Novo com informações: Agência CLDF