FEBRASGO lança Diretriz sobre a saúde cardiovascular no climatério e na menopausa
Até 2025, mais de 1,1 bilhão de mulheres em todo o mundo estarão na pós-menopausa, representando cerca de 12% da população global
No Brasil, estima-se que, em 2024, 30 milhões de mulheres estejam vivenciando essa fase da vida de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de orientar e informar, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Feito Para Ela, o Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DCM/SBC) e a Sociedade Interamericana de Cardiologia (SIAC) desenvolveram a “Diretriz sobre a Saúde Cardiovascular no Climatério e na Menopausa”. O material oferece informações claras, acessíveis e embasadas em evidências científicas para promover uma vida saudável.
A menopausa é um momento marcante na vida da mulher, sinalizando o fim da menstruação e do período reprodutivo. Antes disso, ocorre o climatério, que abrange a faixa etária de 40 a 65 anos e é caracterizado por mudanças hormonais e físicas, que podem impactar a saúde cardiovascular, metabólica e óssea. Esse importante tema será debatido na live “Ela Talks sobre Saúde na Menopausa: Proteja Seu Coração”, que ocorrerá no dia 02 de dezembro, às 19h, no YouTube Oficial da Febrasgo.
A live contará com a presença da Dra. Maria Celeste Wender, presidente da FEBRASGO, da Dra. Marta Fiori, coordenadora do Núcleo Feminino da FEBRASGO, e da Dra. Glaucia Morais, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DCM/SBC). Caso haja interesse em realizar entrevistas sobre o assunto, estamos à disposição para agendar.
O manual se encontra disponível no site:
*FEBRASGO