GDF promove seminário voltado à formação de profissionais das bibliotecas da capital
O objetivo desse evento é capacitar e incentivar os profissionais que atuam nas bibliotecas, para que possam oferecer um serviço mais qualificado à população”, afirma a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Marmenha Rosário. Com o intuito de transformar Brasília na capital da leitura, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizará, nos dias 24, 25 e 29 de outubro, a primeira edição do “Seminário Cultura e Educação: pensando em um DF que lê”. O evento é voltado para a formação e qualificação de profissionais que trabalham nas bibliotecas da cidade.
Organizado em parceria entre as Secretarias de Cultura e Economia Criativa e a de Educação do DF, o seminário ocorrerá durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Diversos painéis e oficinas serão oferecidos, com o intuito de qualificar os servidores que atuam em bibliotecas públicas, escolares e prisionais do DF. “Os painéis serão uma oportunidade para compartilhar as melhores práticas desses espaços, impulsionando ações que ampliem os impactos positivos que a leitura e os livros podem ter na vida das pessoas”, explica Felipe Ramón, Subsecretário de Patrimônio Cultural.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca o papel essencial da leitura no desenvolvimento dos estudantes. “Esta iniciativa, que faz parte das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, reflete nosso compromisso em promover a leitura e utilizar as bibliotecas como espaços fundamentais para a construção do conhecimento. A leitura abre portas para um universo de possibilidades, estimulando a criatividade, a imaginação e o senso crítico”, enfatiza.
O seminário também contará com oficinas práticas sobre temas como restauração e limpeza de livros, escrita criativa, criação de conteúdo para redes sociais de bibliotecas, e captação de recursos para projetos literários. Ao todo, serão oferecidas 600 vagas. Os interessados poderão acessar a programação completa e o formulário de inscrição através do perfil da Biblioteca Nacional de Brasília no Instagram.
“O objetivo é capacitar os profissionais das bibliotecas para que possam oferecer um atendimento mais eficiente à comunidade, utilizando as ferramentas adequadas”, reforça Marmenha Rosário, diretora da BNB.
Programa Mala do Livro
O evento também marcará os 33 anos do programa Mala do Livro, que distribui estantes-caixas em regiões do DF que não possuem bibliotecas. Cada mala contém livros que vão da literatura infantil à estrangeira, além de títulos voltados para pesquisa. Os leitores podem emprestar os livros por até sete dias, com possibilidade de renovação.
Atualmente, o programa conta com 106 malas de livros, e, durante a abertura do seminário, mais 20 novas caixas-estantes serão entregues. “Este evento será uma oportunidade perfeita para anunciar as novas unidades da Mala do Livro, um projeto que tem desempenhado um papel fundamental na difusão da leitura no DF e entorno”, conclui Cláudio Abrantes, secretário de Cultura.