Hospital Regional de Santa Maria realiza cirurgia inédita de lesão do plexo braquial

Hospital Regional de Santa Maria realiza cirurgia inédita de lesão do plexo braquial

O procedimento de alta complexidade foi feito pela equipe de ortopedia

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou um procedimento inédito: a primeira cirurgia de lesão do plexo braquial do centro cirúrgico. O procedimento de alta complexidade repara os nervos do plexo braquial danificados por uma lesão ou outra condição. O objetivo da cirurgia é restaurar a função dos nervos e aliviar os sintomas, como fraqueza, dor e perda de sensibilidade no braço, antebraço e mão.

O procedimento foi realizado nesta terça-feira (10) pelos ortopedistas especialistas em cirurgia da mão e microcirurgia, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Lucas Barbosa Nonato e Marlos Fernandes. “O plexo braquial é um conjunto de nervos com origem na medula espinhal na região do pescoço e desce por todo o membro superior. Essa lesão apresenta uma incidência no Distrito Federal de, aproximadamente, 1,75 casos para cada 100 mil habitantes e gera paralisia do membro superior”, explica o ortopedista Lucas.

Segundo o especialista, o paciente submetido ao procedimento foi vítima de um acidente automobilístico que ocasionou em um trauma grave no membro superior direito, evoluindo com lesão completa do plexo braquial. O procedimento cirúrgico durou cerca de oito horas.


Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *