Brasília

Infectologista tira dúvidas sobre máscaras e higienização correta; uso será obrigatório no DF
- Redação
- Acessos: 371
Decreto determina que item de proteção deverá ser usado em espaços públicos da capital a partir desta quinta-feira (30). Descumprimento implica multa de R$ 2 mil.
Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretar o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos do Distrito Federal, o G1 procurou uma especialista para tirar dúvidas sobre o uso correto do item de proteção e sobre a eficácia das máscaras no combate ao novo coronavírus.
A infectologista Joana D’Arc, que é médica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e professora de em faculdade particular, deu dicas para evitar a contaminação.
Uso obrigatório de máscaras No dia 23 de abril, o governador Ibaneis Rocha decretou o uso obrigatório de máscaras nas ruas do Distrito Federal, por conta da pandemia de Covid-19.
Segundo o texto, o uso de máscaras segue as orientações do Ministério da Saúde. Os itens de proteção devem ser utilizados nos seguintes locais:
Espaços públicos Vias públicas Transporte coletivo Estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços" da capital. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF. A norma começa a valer em 30 de abril. Segundo o texto, quem descumprir a ordem está sujeito às penas previstas na lei sanitária, que vão de advertência a multa de R$ 2 mil.
Além disso, os infratores podem responder pelo crime de infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena varia de um mês a um ano de detenção.
O decreto afirma ainda que os estabelecimentos devem impedir a entrada e proibir a permanência de pessoas sem máscaras. De acordo com o texto, a regra vale enquanto estiver em vigor o decreto de emergência por conta do coronavírus.
G1