Barra Pesada

.

 

GDF.gif 

 

Barra Pesada

PCDF deflagra Operação Pequim contra associação criminosa que furtava casa de chineses

A Divisão de Repressão a Roubos e Furtos – DRF, da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais – Corpatri, deflagrou na manhã desta quarta-feira (18), a Operação Pequim e prendeu preventivamente três pessoas que furtavam casas de chineses em todo o Brasil.

Todos os presos foram indiciados por associação criminosa e sete delitos de furto qualificado.

Além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. As medidas de prisão e busca foram cumpridas na cidade de São Paulo/SP e contaram com o apoio de policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC da Polícia Civil do Estado de São Paulo – PCSP. Entre os presos, há dois sujeitos procurados pela Polícia Civil de Minas Gerias pela prática de idênticos furtos a famílias chinesas.

Conforme apurado, os presos furtaram pelo menos sete apartamentos de famílias chinesas no Distrito Federal, nas regiões do Sudoeste, Cruzeiro e Guará. Ao todo, foram subtraídos mais de R$ 100 mil das vítimas.

Baseada em São Paulo/SP, a associação criminosa especializou-se no ataque a apartamentos de chineses em todo o País. O grupo atuava desde 2015 e já havia praticado furtos nos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais.

Nos furtos do Distrito Federal, os criminosos se valeram de veículos alugados na cidade de São Paulo. Eles se passavam por parentes dos chineses e enganavam os porteiros dos prédios. Em seguida, arrombavam as portas dos apartamentos.

A Operação Pequim é desdobramento da Operação Chengdu, deflagrada pela DRF/Corpatri em maio deste ano. À época, foram presos nove criminosos. As prisões ocorreram nos estados de São Paulo, Ceará e Santa Catarina. Entre os anos de 2016 e 2020, os alvos da Operação Chengdu furtaram 18 apartamentos no Distrito Federal. Todos têm conexão com os criminosos presos na manhã desta quarta-feira (18).

Fonte: Assessoria de Comunicação/DGPC PCDF

Please publish modules in offcanvas position.