O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou na manhã desta segunda-feira (20/05) a morte do seu homológo iraniano, Ebrahim Raisi, vítima de um acidente de helicóptero no domingo (19/05).
Pelo Twitter, Lula escreveu que soube com pesar da morte, citando também o chanceler iraniano Hossein Amir Abdollahian e os outros passageiros que estavam no helicóptero.
“Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, disse.
“O governo brasileiro estende aos familiares do presidente Raisi, do chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, disse a chancelaria.
Acidente de helicóptero
Raisi, de 63 anos, viajava das zonas fronteiriças do nordeste para a cidade de Tabriz, na província do Azerbaijão Oriental, onde inauguraria uma refinaria no último domingo (19/05). Ele estava acompanhado do chanceler Abdollahian e mais três pessoas, além dos pilotos da aeronave.
O acidente ocorreu por volta das 13h30 (horário local) do último domingo, logo após Raisi visitar o rio Aras, na fronteira com a República do Azerbaijão, para inaugurar uma barragem juntamente com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.
Os destroços do helicóptero foram encontrados após mais de 12 horas de buscas em uma região remota do noroeste do país, na floresta de Dizmar, depois de um drone enviado pela Turquia com sensores de calor identificar o local da queda.