Manejo de hortaliças é destaque na Semana do Produtor Rural de Sobradinho

Manejo de hortaliças é destaque na Semana do Produtor Rural de Sobradinho
Compartilhe

Participantes aprendem com a Emater estratégias simples que aumentam produtividade e reduzem custos

Cerca de 15 agricultores participaram, nessa segunda-feira (17), de uma excursão a uma propriedade no Núcleo Rural Taquara, onde puderam testemunhar de perto o sucesso no manejo de hortaliças convencionais por meio da adoção de técnicas estratégicas, como cultivo protegido com estufa e túnel, o uso de biofertilizantes do tipo microrganismos eficientes (EM) e manejo eficiente de irrigação. A atividade é parte da programação da Semana do Produtor Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) em Sobradinho

O engenheiro-agrônomo responsável pelo escritório de Agricultura Orgânica e Agroecologia da Emater, Daniel Oliveira, ressaltou aos participantes da excursão a importância da adoção de técnicas sustentáveis e inovadoras, nem por isso de alto custo, para o sucesso da produção. O profissional falou sobre o uso eficiente de insumos, manejo integrado de pragas e doenças, rotação de culturas e outras estratégias que contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos e para a sustentabilidade da atividade agrícola.


“Abordamos práticas simples que o agricultor pode tomar para melhorar visivelmente os ganhos e redução de custos.  A primeira delas é o manejo de irrigação. A segunda, uso de adubos equilibrados. E a terceira foi o uso dos microrganismos eficientes. Para os produtores de hortaliças e folhosas, esse conjunto de práticas promovem uma mudança no ganho de produção”, explicou Daniel.


“Durante os nossos atendimentos de assistência técnica e extensão rural, buscamos levar o melhor e mais atual em termos de tecnologias para aumento da produção com redução de custos”, afirmou Clarissa Campos, gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho

Durante a visita, os produtores conheceram de perto as práticas adotadas na propriedade rural de Amaro Nunes França, orientadas pelo extensionista rural da Emater Márcio Meirelles Machado há cerca de um ano e meio, que resultaram em uma significativa redução de custos e um aumento expressivo na produtividade das hortaliças cultivadas. Entre as técnicas adotadas pelo produtor, destaca-se o manejo de irrigação e da condutividade elétrica, que é a avaliação quantitativa do adubo próximo à raiz da planta.


“A experiência do Amaro se transformou num case de sucesso. Ele possui 40 estufas de pimentão, em torno de 10 mil pés de tomate plantados em túnel alto e 10 mil pés de tomate no campo, além de 26 mil pés de repolho. O tomate do túnel alto atingiu uma produtividade que acredito ser recorde no DF. A variedade usada é tomate nativo, que ainda está em fase de colheita, mas que chegou a 786 caixas por mil pés. A média de produtividade do DF é 250 caixas. Dessa forma, o Amaro quase triplicou essa produtividade. É realmente fantástico, e tudo isso resultado das estratégias aplicadas, como manejo de irrigação, condutividade elétrica e uso de EM”, observou Márcio.


Técnicas introduzidas pela Emater-DF resultaram em uma significativa redução de custos e um aumento expressivo na produtividade das hortaliças cultivadas
Troca de Experiências

A gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Clarissa Campos, destacou a importância de mostrar aos produtores como uma propriedade pode incrementar substancialmente a qualidade e a produtividade com a adoção de algumas tecnologias apresentadas durante os atendimentos de extensão rural por técnicos da Emater-DF.


Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *