Segundo a ministra do Meio Ambiente, 85% dos incêndios florestais no Pantanal “são por ação humana, seja por desmatamento, seja por queimar”
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou, nesta quinta-feira (27/6), que a maioria dos incêndios florestais no Pantanal tem como causa ações humanas e acontece em propriedades privadas. No começo da semana, o Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em locais afetados pelo fogo.
“Queria dizer, presidente, que 85% desses incêndios estão acontecendo dentro de terra privada. Nesse momento, nós não temos incêndios em função de ignição natural, porque os climatologistas dizem que o período não propicia essa forma de incêndio. Todos eles são por ação humana, seja por desmatamento, seja por queimar”, destacou a ministra em reunião do Conselhão, no Palácio Itamaraty.
“E, mais ainda, os municípios que mais desmatam são os que mais têm incêndio”, pontuou Marina.
“Se as pessoas não pararem de queimar, não tem como fazer frente. A natureza já nos deu um recado, que é: trabalhem unidos, governo, empresa, sociedade civil”.
Marina ainda disse que, pela Agência Nacional de Águas, a seca no Pantanal “já é também de escassez hídrica no Rio Madeira e o Rio Solimões, totalmente perdendo o volume de água“.
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fato Novo com informações e imagens: Metrópoles