Milei ataca esposa de primeiro-ministro da Espanha e gera grave crise
O governo espanhol exige desculpas públicas do presidente argentino, caso contrário, o país sul-americano deve sofrer sanções na União Europeia
O presidente da Argentina, Javier Milei, conhecido pelo vocabulário polêmico, participou neste domingo (19) de um congresso do Vox, partido de extrema direita espanhol. Até aí, tudo bem; no entanto, durante sua fala, Milei atacou a esposa de Pedro Sánchez, primeiro-ministro socialista da Espanha.
“As elites globais não percebem quão destrutivo pode ser implementar as ideias do socialismo, porque isso está muito distante. Não sabem que tipo de sociedade e país podem produzir, que tipo de gente chega ao poder e quais níveis de abuso podem gerar. Mesmo quando a mulher é corrupta, se suja e tira cinco dias para pensar”, disparou Milei, que está na Espanha em uma viagem questionada na Argentina por não ter caráter oficial.
A declaração do presidente da Argentina faz referência à investigação contra a esposa de Pedro Sánchez, Begoña Gómez, que é acusada de tráfico de influência. Quando a investigação foi anunciada, o primeiro-ministro espanhol tirou cinco dias de licença para decidir se iria permanecer ou não à frente de seu governo. O líder socialista optou por se manter no cargo.
O clima tenso entre Javier Milei e Pedro Sánchez esquentou neste sábado (18), quando o primeiro-ministro espanhol atacou o evento no qual o argentino iria participar. “A internacional ultradireitista, liderada por Milei, que vai se reunir em Madri, odeia tudo o que a sociedade espanhola representa: feminismo, justiça social, dignidade trabalhista, um Estado de bem-estar social forte e democracia”, declarou Sánchez.
Após Milei atacar a esposa do primeiro-ministro da Espanha, o governo espanhol convocou sua embaixadora em Buenos Aires para consultas. Além disso, foi exigido que o presidente da Argentina peça desculpas públicas.
“A Espanha exige do senhor Milei desculpas públicas e, caso não haja, tomaremos todas as medidas que considerarmos oportunas para garantir nossa soberania e dignidade”, declarou o ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares.
Em seu pronunciamento, o ministro das Relações Exteriores revelou que Milei foi recebido na Espanha “com todo respeito e deferência devida” e que foram colocados à disposição do argentino recursos públicos para sua estadia.
“A esta hospitalidade e boa fé, ele respondeu com um ataque frontal à nossa democracia, às nossas instituições e à Espanha. É inaceitável que um presidente em exercício em visita à Espanha insulte a Espanha e o primeiro-ministro da Espanha”, concluiu o ministro das Relações Exteriores.
Argentina deve sofrer sanções da Espanha e da União Europeia
O ministro das Relações Exteriores da Espanha também revelou que o governo já possui maioria no parlamento para impor sanções à Argentina, caso Milei não peça desculpas públicas.
As declarações de Milei também devem gerar, em um primeiro momento, uma reprimenda da União Europeia, visto que o alto representante da instituição, Josep Borrell, ao tomar conhecimento das declarações de Milei, as classificou como um ataque a todo o bloco da União Europeia.
“Um ataque deste calibre a um Estado-membro é como um ataque ao conjunto da União Europeia. As gravíssimas declarações ultrapassam qualquer tipo de diferença política e ideológica e não possuem precedentes na história das relações internacionais entre os dois países”, declarou Josep Borrell, representante da UE, segundo a CNN.
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fato Novo com informações e imagens: Revista Fórum
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram
- -