Missão da SpaceX retorna à Terra após a primeira viagem espacial privada da história
Neste domingo (15), a tripulação da missão Polaris Dawn, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, retornou à Terra após realizar a primeira viagem espacial privada da história. A nave Dragon pousou na costa da Flórida, nos EUA, às 3h37 (horário local), segundo imagens de um vídeo transmitido ao vivo pela empresa.
Logo após a reentrada na atmosfera, a cápsula foi desacelerada em sua descida com auxílio de paraquedas, e uma equipe foi imediatamente enviada para recuperar a cápsula e os quatro tripulantes.
De acordo com a SpaceX, todos os principais objetivos da missão, que marca um novo marco na exploração espacial comercial, foram cumpridos com êxito. A missão foi realizada sob o impulso e com o apoio do chefe da financeira Shift4, Jared Isaacman.
“Daqui a Terra parece um mundo perfeito”, afirmou Isaacman após sair da nave.
Também a bordo da nave estavam duas engenheiras da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon, junto com um ex-integrante da Força Aérea Americana, Scott Poteet. Logo após um breve exame médico, a sorridente Anna Menon foi a primeira pessoa da tripulação a sair.
A missão Polaris Dawn partiu do Kennedy Space Center, base da NASA na Flórida (EUA), na última terça-feira (10). A decolagem do foguete aconteceu depois de dois adiamentos, no fim de agosto, por causa de previsões meteorológicas desfavoráveis.
Quem é Jared Isaacman?
Isaacman foi o comandante da missão e é o presidente-executivo do serviço de pagamentos americano Shift4. No ano de 2021, ele foi o responsável por bancar e participar da missão Inspiration4, também da SpaceX, em que alguns tripulantes civis ficaram na órbita da Terra durante três dias, sem a presença de astronautas profissionais.