Moradores comemoram três novos campos sintéticos em Planaltina
No Núcleo Rural Taquara, o campo foi construído. Na Praça dos Estudantes e no Jardim Roriz as estruturas foram revitalizadas
A espera acabou e está tudo pronto para a bola rolar em três campos sintéticos de Planaltina — no Núcleo Rural Taquara, na Praça dos Estudantes e no Jardim Roriz. Região com 247 mil habitantes, a segunda mais populosa do Distrito Federal e a mais antiga, Planaltina é considerada “a mãe de Brasília” e, agora, conta, ao todo, com nove campos sintéticos.
Ao Correio, o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, avalia que a construção e a manutenção desses espaços representam um avanço significativo.
“Essas entregas não só promovem a inclusão social, como também impulsionam a democratização do ingresso ao lazer”, destaca.
De cara nova, o campinho da Praça dos Estudante é movimentado, pois está localizado em frente ao Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Planaltina e ao lado de três escolas.
Entre os jovens atletas, a empolgação é grande. Os adolescentes Samuel Rodrigues e Rafael Ribeiro, ambos de 15 anos, são parceiros de treinos de passes e chutes, mas também compartilham o desejo de se tornarem atletas. “Sempre gostamos de jogar bola e, agora, podemos treinar todos os dias para sermos jogadores. Com certeza esse campinho vai nos ajudar a realizar esse sonho”, comemora Samuel.
Lembranças
Danilo de Moraes, 43, técnico de laboratório, lembra das limitações do antigo espaço. “Era feio pra caramba e estava muito ruim de jogar. Eu jogo aqui há muitos anos e o campo não estava legal. Antigamente, era campo de terra. Depois, colocaram o tapete, mas há muito tempo que não era reformado”, relembra.
O técnico de laboratório é morador de Planaltina e faz parte do grupo de amigos que bate bola há 25 anos, o famoso “rachão”, todo fim de semana. “Essa reforma foi de suma importância. Podemos trazer a criançada, mas a população adulta também chega em massa para usufruir desse lugar, com uma qualidade absurda”, enfatiza Danilo.
Treino
Motorista de ônibus escolar, Gabriel Pereira, 48, leva os filhos Isaac, Samuel e Miguel para treinar na arena. Segundo ele, o campinho chega para agregar muito à comunidade. “É maravilhoso porque o esporte vem crescendo a cada dia e as crianças procuram um lazer. E em Planaltina não havia muitas opções”, observa.
Para Gabriel, incentivar os filhos e fornecer as ferramentas necessárias é fundamental. “Os meninos têm o sonho de serem jogadores, e sempre trazemos eles para ajudá-los a realizar esse objetivo. O esporte educa. É um meio de mostrar para eles que a vida não é tão fácil, que requer esforço e dedicação”, afirma.
Isaac de Oliveira, 12, filho mais velho, conta que o campinho chegou em hora boa para ajudar no projeto de vida deles. “Podemos treinar e chegar mais perto de ir para base de um time de futebol e, depois, jogar no profissional. Estamos trabalhando muito para isso”, enfatiza o pequeno atleta.
Investimento
Os três espaços foram inaugurados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no início deste mês. As obras de construção e de reforma tiveram investimento de R$ 2,5 milhões. Com as novas estruturas, a capital chega a 83 campos sintéticos entregues, desde 2019.
Os campos sintéticos da Praça dos Estudantes e do Jardim Roriz foram revitalizados. Houve substituição de alambrados, colocação de gramado com manta drenante, pintura em toda a arena, instalação de traves e de redes.
O Núcleo Rural Taquara recebeu o primeiro campinho da região. A construção, no valor de R$ 940 mil, foi concluída em sete meses. A obra incluiu serviços como estudo de solo, drenagem e construção de base, que servirá como equipamento e ferramenta para prática esportiva.
“Além de renovar as instalações, também estamos focados em criar oportunidades para que mais pessoas pratiquem atividades físicas, promovendo saúde, bem-estar e coesão social. Esses espaços públicos são valiosos e terão um papel fundamental no futuro das comunidades, capacitando indivíduos por meio do poder transformador do esporte”, enfatiza o secretário Renato Junqueira.
A unidade esportiva tem 27 metros de largura e 50 metros de comprimento, com grama sintética, alambrado, traves, arquibancada e iluminação de placas fotovoltaicas com placas solares.
Contando essas inaugurações, Planaltina dispõe de nove campos sintéticos atualmente. Ao todo, no DF, são 83 estruturas entregues, desde 2019.
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fato Novo com informações e imagens: Correio Braziliense