Morre a pessoa mais velha do mundo, aos 117 anos
Nesta terça-feira (22), a família de María Branyas Morera, registrada como a pessoa mais velha do mundo, anunciou seu falecimento aos 117 anos. María vivia na região da Catalunha, no noroeste da Espanha.
“Maria Branyas nos deixou. Ela morreu como queria: dormindo, em paz e sem dor”, disse a família na conta de María no X.
A espanhola nasceu em 4 de março de 1907 na Califórnia, nos EUA, mas sua família decidiu retornar para o país oito anos depois.
No total, María possuía três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, e vivia em um asilo, mas era acompanhada pela família, que a auxiliava a gerir suas redes sociais.
María havia se tornado a pessoa mais velha do mundo há um ano, segundo o Guinness Book e o Grupo de Pesquisa de Gerontologia, após a morte da freira francesa irmã André, em 2023, aos 118 anos.
Vida
Ao longo de sua vida, María Branyas Morera testemunhou diversas guerras, incluindo a Guerra Civil Espanhola. No ano de 2020, durante o início da pandemia de Covid-19, a espanhola chegou a ser infectada com o vírus poucos dias após completar 113 anos.
María conseguiu se recuperar da doença e, com isso, alcançou um novo recorde: a pessoa mais velha a se recuperar da Covid-19.