Morre César Lacerda, 1º administrador do Plano Piloto e ex-distrital

Morre César Lacerda, 1º administrador do Plano Piloto e ex-distrital

César Trajano de Lacerda também foi administrador de diversas outras regiões administrativas e deputado distrital, exercendo dois mandatos na Câmara Legislativa

Morreu, na manhã deste sábado (20/4), César Trajano de Lacerda, 89 anos, primeiro administrador regional do Plano Piloto e do Recanto das Emas, e ex-deputado distrital, que exerceu dois mandatos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, entre 1995 a 2002.

Com uma vasta atuação na CLDF, César apresentou mais de 1,4 mil propostas durante o período em que esteve eleito, incluindo 333 projetos de lei, 179 projetos de lei complementar, 26 propostas de emenda à lei orgânica, 78 projetos de decreto legislativo, 13 projetos de resolução, 137 indicações, 433 moções, quatro recursos e 228 requerimentos.

Ele foi líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na CLDF, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP) e da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e foi membro da Executiva Nacional do PTB.

Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal, narrou que César Lacerda foi um pioneiro e uma pessoa de convivência agradável, que gostava muito de Brasília. “Tenho boas recordações da convivência com ele na Câmara Legislativa. As primeiras legislaturas distritais contaram com pioneiros que se mudaram cedo para Brasília e acreditaram na cidade. César foi um desses, que além de empresário de sucesso, emprestou sua experiência administrando cidades e exercendo mandato de deputado distrital.”

César também é responsável pela criação da Lei nº 1.084/1996, que determina a divulgação de pessoas desaparecidas nas contas de água e luz; Lei nº 2.555/2000, que instituiu o Dia de Conscientização do Combate à Fome e à Miséria; e pela Lei nº 2.768/2002, que instituiu a meia-entrada para os estudantes das escolas públicas e particulares do DF.

Além do Plano Piloto e do Recanto das Emas, o político também atuou como administrador regional de diversas outras cidades, como: Gama, Santa Maria, Lago Sul, São Sebastião e Jardim Botânico.

O trabalho de César foi além do Distrito Federal. O ex-distrital também já foi vereador de Pires do Rio, em Goiás, em 1954. Em 1994, foi o único deputado eleito pelo extinto Partido Republicano Nacionalista (PRN).

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *