Mulher é brutalmente assassinada pelo ex-marido na frente do filho; câmeras registram o crime
Na madrugada de quinta-feira (22), na cidade de Jandira, na Grande São Paulo, Maria Aparecida Alves da Silva foi brutalmente assassinada pelo ex-marido, Edson Silva de Souza, de 38 anos, na frente de seu filho mais velho. O crime ocorreu no bairro Parque Santa Teresa e foi registrado por câmeras de segurança, que captaram o momento do ataque.
Maria, que completaria 36 anos no dia seguinte, foi abordada por Edson ao chegar em casa por volta das 0h40. As imagens mostram a mulher tentando se defender enquanto o homem a agride com socos e tapas, derrubando-a no chão. “Eu não estou mentindo”, foram algumas das últimas palavras de Maria, registradas pelo áudio da câmera, antes de Edson sacar uma faca e iniciar o ataque fatal. O filho da vítima, em desespero, tentou intervir, mas ao ver a arma, correu para buscar ajuda.
Maria e Edson se conheceram há quase uma década, em um presídio onde ela visitava seu irmão. Desde o início, o relacionamento foi marcado por violência e ameaças constantes. Edson, que já tinha passagens pela polícia por homicídio e tráfico de drogas, não aceitava o fim do relacionamento, que ocorreu em fevereiro deste ano. Desde então, Maria relatava à família estar vivendo sob constante medo, recebendo mensagens ameaçadoras e sendo perseguida pelo ex-marido.
Na semana anterior ao crime, Maria havia sido trancada dentro de casa e ameaçada por Edson durante uma visita aos filhos, que viviam com ele. Ela chegou a compartilhar com a irmã sobre a segurança dela e de seus filhos, mas não imaginava que a situação pudesse escalar a tal ponto. Segundo a irmã de Maria, ela tentava se afastar e refazer sua vida, mas o comportamento obsessivo de Edson tornava isso cada vez mais difícil.
Na noite do crime, o filho mais velho de Maria, que presenciou toda a cena, entrou em choque ao ver a mãe sendo atacada. Após correr para buscar ajuda, o garoto voltou para encontrar a mãe ensanguentada, apoiada em um carro estacionado. Maria foi imediatamente socorrida e levada para o Pronto-Socorro dos Camargos, em Barueri, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
Edson fugiu do local após o crime, mas foi capturado horas depois pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Sérgio Augusto, da delegacia de Jandira, Edson foi encontrado escondido na casa de um parente e não ofereceu resistência ao ser preso. Ele agora enfrenta acusações de feminicídio, e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri.