Novo teste de saliva pode detectar problema no coração em 15 minutos
Tecnologia, que lembra o exame para detecção de Covid-19, custa R$ 16 e pode ajudar a iniciar tratamentos de forma precoce, reduzindo mortalidade da doença
A insuficiência cardíaca é uma das condições que mais mata no mundo. E parte da dificuldade para tratar o problema reside no seu diagnóstico complexo. Por vezes, o laudo da condição chega tardiamente, em razão da falta de acesso a médicos e centros hospitalares de qualidade.
Foi pensando nisso que uma equipe da Universidade Estadual do Colorado, nos EUA, criou um teste capaz de apontar de forma rápida e prática o seu risco, a partir de gotas da saliva. Tudo é feito em casa, e o resultado sai em 15 minutos. Dá para entender como a ideia funciona no vídeo abaixo:
Batizado “imunoensaio eletroquímico capilar (eCaDI)”, o dispositivo foi anunciado esta semana durante uma reunião da Sociedade Americana de Química (ACS). Em nota, os especialistas explicam que o novo teste se parece com um teste de fluxo lateral transparente, feito para detectar Covid-19.
A insuficiência cardíaca diz ao enfraquecimento do músculo cardíaco ,que não consegue bombear sangue oxigenado suficiente pelo corpo. Para detectar a condição, normalmente é feito um exame de sangue que mede os níveis de peptídeo natriurético tipo B (BNP). A proteína em questão indica que o coração está trabalhando muito.