Operação GhostRat: PCDF combate grupo criminoso de golpes digitais
Na manhã de quinta-feira (21), a Polícia Civil do DF (PCDF) realizou a Operação GhostRat, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e bloqueando contas bancárias que totalizam cerca de R$ 1 milhão. O grupo criminoso, baseado em São Paulo, enganava vítimas em todo o Brasil, se passando por representantes de bancos e levando-as a acessar sites falsificados para baixar um malware chamado GhostRat, que permitia o acesso remoto a seus celulares.
Com esse acesso, os criminosos realizavam saques e transações financeiras. Foram registradas pelo menos 12 vítimas no DF. A investigação continuará para identificar outros membros do grupo, e em uma das operações, a polícia encontrou cerca de R$ 1 milhão em dinheiro. Os envolvidos estão sendo indiciados por fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 aponta um aumento alarmante nos golpes digitais, com 208 fraudes por hora, totalizando mais de 1,8 milhão de estelionatos no último ano. O delegado Eric Sallum recomenda que a população redobre a atenção com contatos suspeitos.