Para a segurança dos passageiros, Metrô tem regras sobre transporte de objetos nos vagões

Para a segurança dos passageiros, Metrô tem regras sobre transporte de objetos nos vagões
Compartilhe

De bicicletas a itens perigosos, saiba quais itens podem ser levados ou não nos trens do DF; sistema também tem regras e horários para animais de estimação

Todos os dias, 175 mil pessoas circulam pelas 27 estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), mas até hoje, muitos passageiros são pegos desprevenidos, sem saber o que pode ser transportado nos trens. A Agência Brasília destacou os principais itens que podem ou que não podem ser levados pelos usuários durante a viagem.


“Nós temos um regulamento de transporte que define uma série de proibições no Metrô-DF. É necessário que o usuário se atente ao tamanho do item que quer transportar, às regras de permissão. Vale lembrar que material inflamável, explosivo, radioativo ou corrosivo não pode, em hipótese alguma, ser transportado nos trens. Também não é permitido comer, fumar, nem colocar caixas com som nas estações ou nos trens”, afirmou o superintendente de Operações do Metrô-DF, Renato Avelar.


Bikes e similares

O transporte de bicicletas e similares — monociclo, triciclo, patinete ou veículos de propulsão humana — deve ser realizado no último carro do trem, sendo permitida apenas uma bicicleta por usuário, desde que não exceda o limite máximo de cinco bikes simultaneamente por viagem. Não é permitido utilizar esses meios de transporte dentro das estações, apenas transportá-los.

Aos finais de semana, não há limitação para bikes e similares no trem. Esses itens não podem ser transportados nos elevadores ou escadas rolantes, apenas pelas escadas fixas, exceto em casos de usuário idoso. Dentro do trem, o usuário deve acomodar sua bicicleta ou similar de forma que não obstrua a passagem dos demais usuários.


Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *