PCDF prende acusado de extorsão, que simulava sequestro
A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio do trabalho investigativo da 1ª DP, realizou, na noite dessa segunda-feira (24), a prisão em flagrante de um homem envolvido em crimes de extorsão na modalidade de falso sequestro.
De acordo com as investigações, o criminoso pertence a um grupo que seleciona vítimas de classe média alta, de idade avançada, e efetua ligações durante a madrugada, simulando estar com parentes das vítimas sequestrados.
Depois de aterrorizar as vítimas, o grupo criminoso exige joias e valores mediante grave ameaça, quando as vítimas, desesperadas, atendem ao comando dos invesigados. “A partir de então, o criminoso ao telefone envia um motoboy, previamente aliciado, até o endereço da vítima, e esse indivíduo recolhe a sacola com os pertences subtraídos”, explica o delegado-chefe da 1ª DP, Antonio Dimitrov.
A PCDF ainda comprovou que na madrugada do último domingo (22), o grupo fez mais uma vítima na Asa Sul e conseguiu subtrair 4,5 mil dólares e diversas joias.
A partir de informações levantadas, os investigadores conseguiram identificar o suspeito e frustar o envio dos objetos que iriam para a cidade do Rio de Janeiro, onde os integrantes do grupo residem.
Na ação, foi apreendida a quantia subtraída em dólares e joias pertencentes à vítima moradora da Asa Sul de Brasília.
As investigações prosseguem no sentido de responsabilizar todos os envolvidos no esquema criminoso. Dimitrov alerta à comunidade no sentido de registrar ocorrência caso tenha sido vítima desse grupo criminoso. Informações e ou denúncias também poderão ser feitas pelos canais on-line da PCDF e o Disque-Denúncia (197).
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC