PF deflagra Operação Indigno contra lavagem de dinheiro no DF
Foram mobilizados 18 (dezoito) Policiais Federais para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Distrito Federal.
Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou hoje, 23/5, a Operação Indigno, com o objetivo de investigar a prática de lavagem de dinheiro e condutas correlatas. Foram mobilizados 18 (dezoito) Policiais Federais para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Distrito Federal.
Inicialmente, foram expedidos 15 (quinze) mandados de busca e apreensão. Porém, antes da deflagração, confirmou-se a inexistência física das empresas, o que levou ao cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em desfavor de pessoas físicas.
Aponta-se para indicativos de constituição de diversas empresas fantasmas, sem qualquer comprovação de atividade, sendo utilizadas, tão somente, para receber recursos de origens duvidosas e em montantes incompatíveis com os rendimentos declarados. A soma dos valores movimentados pode ultrapassar R$ 15 milhões.
Diversas foram as movimentações financeiras de valores significativos, incompatíveis com a capacidade financeira dos investigados, bem como diversas contas bancárias foram abertas em pouco tempo, inclusive, com solicitação de recebimento de recursos através de câmbio (ingresso do exterior) sem justificativa da origem dos recursos.
O nome da operação, “Indigno”, faz alusão ao antônimo do nome de uma das empresas investigadas.