Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF

Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF

A terceira noite da Mostra Brasília – espaço do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro dedicado às produções que disputam o 26º Troféu Câmara Legislativa –, nesta quinta-feira (5), exibiu três filmes brasilienses cujos papéis principais são desempenhados por mulheres. Dois curtas de ficção e um documentário de longa-metragem retrataram as protagonistas em variadas situações, desde problemas existenciais até a atuação das deputadas federais no Congresso Nacional.

Estas aparecem no documentário “A Câmara” – são parlamentares de diversos partidos, desempenhando as suas funções. Os diretores Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão acompanharam o dia a dia das deputadas durante o ano de 2022.

Ao falar do filme, antes do início da sessão, o diretor agradeceu à Comissão de Seleção do Troféu Câmara Legislativa e afirmou que a premiação da CLDF “vem reconhecendo filmes e artistas do Distrito Federal”. Ele também reforçou a campanha pela reabertura do Cine Itapuã, sala pública de cinema no Gama, fechada há quase duas décadas.

“O filme trata da representação política de mulheres e é resultado de pesquisa”, acrescentou Cristiane Bernardes, enfatizando que a equipe de produção do documentário foi “majoritariamente feminina”.

Ao subir ao palco para apresentar “Xarpi”, acompanhado da equipe, o diretor Rafael Lobo disse que realizar o curta “foi um aprendizado sobre o universo da pichação no DF”. No filme, a personagem, que dá nome ao filme, interpretada pela atriz Letícia Rudra, decide enfrentar sozinha a noite da cidade, confrontando seus medos internos e externos, quando se depara com um pichador misterioso.

O segundo curta da noite foi “Via Sacra”, dirigido por João Gomes. Realizado em um plano sequência, o diretor e a equipe discorreram sobre os desafios de filmar nesse formato. No papel principal da produção, que se desenvolve a partir de um evento de violência policial de cunho racista, está a atriz Gleide Firmino – vencedora do Troféu Câmara Legislativa de melhor atriz, em 2012, pelo filme “A Caroneira”.

A Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prossegue nesta sexta-feira (6), às 18h, com entrada franca, no Cine Brasília como parte integrante do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também acontece, simultaneamente, no Gama (Cia Lábios da Lua), Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul) e Planaltina (Complexo Cultural).

Clique aqui para saber os títulos que estão na programação de amanhã.

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *