PM recaptura 206 detentos em São Paulo neste fim de semana
Neste fim de semana, a Polícia Militar (PM) recapturou 206 presos em São Paulo, após serem flagrados descumprindo medidas cautelares durante “saidinha”. A operação começou na terça-feira (17) e, no total, 769 detentos foram recapturados.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), este é o maior número de detentos recapturados desde junho de 2023, quando a fiscalização e recondução dos detentos começaram a ser realizadas.
Ainda de acordo com a SSP, o benefício da saída temporária acaba nesta segunda-feira (23) e os presos têm até as 18h para retornarem aos presídios. O detento que não retornar será considerado foragido.
No total, a SSP aponta que, dos 769 presos recapturados, 293 ocorreram na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo. Em Ribeirão Preto, foram 124; em Sorocaba, 51; em São José do Rio Preto, 50; em Piracicaba, 48; em São José dos Campos, 47; em Bauru, 44; em Campinas, 37; em Presidente Prudente, 33; em Santos, 28; e em Araçatuba, 14.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, relator do projeto de lei que acaba com o benefício das saidinhas, classificou o benefício dos presos como “um absurdo”.
“O ponto pacífico é que quem cometeu crime após a aprovação da lei já não tem direito à saída temporária. Então é um ganho que a população terá com o tempo. Eu gostaria muito que esse benefício da saída temporária, que para mim é um absurdo, fosse cortado para todos”, afirmou o secretário.