PMMG e PCMG – Operação policial em Itabira termina com oito detidos
Na manhã desta quarta-feira (7/6), as polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG) deflagraram operação conjunta visando desarticular um grupo criminoso envolvido com homicídios e tráfico de drogas em Itabira, na região Central do estado. Foram presos três homens, de 20, 21 e 23 anos, e apreendidos cinco adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos.
Os mandados de busca foram cumpridos no bairro Nossa Senhora das Oliveiras, região onde o grupo atuava com o tráfico de entorpecentes, e no bairro Major Lage de Baixo. Os policiais ainda apreenderam uma réplica de um fuzil, dinheiro, 120 porções de crack, três plantas de maconha guardadas em uma estufa elétrica, 54 porções de cocaína, uma porção de maconha e dois rádios comunicadores.
Retaliações
As investigações iniciaram com as apurações de um ataque cometido no dia 11 de abril deste ano, no bairro Nova Vista, ocasião em que um homem de 55 anos foi morto com três tiros. Nesse ataque, outras cinco pessoas foram atingidas, mas sobreviveram.
A Polícia Civil elucidou o crime, apontando como responsáveis quatro homens, com idades entre 20 e 22 anos, que ocupavam um veículo. O automóvel, furtado dias antes do atentado, chegou à entrada do bairro em alta velocidade e os suspeitos saíram pelas janelas, gritando “mata todo mundo!”. Em seguida, a quadrilha efetuou 33 disparos de arma de fogo (calibres 9 mm e 380), atingindo pessoas, aleatoriamente, que passavam pela rua.
As apurações demonstraram que o ataque foi uma retaliação ao homicídio de um homem, de 32 anos, no bairro Pedreira, crime registrado no dia 3 de março deste ano. O assassinato teria sido atribuído a suspeitos residentes no bairro Nova Vista.
Na ocasião, o suspeito invadiu uma festa de aniversário para executar um indivíduo envolvido com a criminalidade, porém, atingiu outras sete pessoas que estavam no local, resultando na morte de uma delas. O responsável foi preso durante a operação Ares, deflagrada no dia 30 de março.
Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu o vínculo dos investigados com o tráfico de drogas, motivo pelo qual foi requerido os mandados de prisão preventiva em desfavor dos quatro suspeitos, além das cautelares para buscas em diversas residências.
Um dos alvos da operação policial, um homem de 20 anos, foi preso preventivamente e os outros três estão foragidos. Considerando o grau de perigo que oferecem, a Polícia Civil solicita o apoio da população para informações que possam auxiliar na prisão deles, conforme os respectivos cartazes de “procurado”.
Os procedimentos são conduzidos pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Itabira.