Procuradoria do Idoso da CLDF lista principais dicas de prevenção contra quedas

Procuradoria do Idoso da CLDF lista principais dicas de prevenção contra quedas

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (PRO60+) busca intensificar a conscientização sobre a importância de se prevenir quedas entre os idosos

Esse esforço visa contribuir para a segurança e a manutenção da qualidade de vida dessa população vulnerável.


“Vamos aproveitar a brilhante palestra da fisioterapeuta Daniela Hossaka, da Unidade Básica de Saúde 02, na Asa Norte, ministrada durante a Semana dos Direitos da Pessoa Idosa, para divulgar as orientações práticas para reduzir os riscos de quedas em casa e em locais públicos”, explicou o procurador do idoso na CLDF, o deputado distrital Chico Vigilante (PT).


Motivo de Preocupação

De acordo com o deputado, os dados são “alarmantes”. Em 2023, mais de 500 idosos foram internados no Distrito Federal por fraturas no fêmur, evidenciando a gravidade e a urgência de medidas preventivas. Esses números, somados a incidentes como a queda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o falecimento do cantor Agnaldo Rayol, reforçariam a importância de cuidados redobrados e ações de conscientização.

“Queremos mudar essa realidade. Cuidar dos nossos idosos é um ato de respeito e responsabilidade. A prevenção de quedas garante não apenas segurança, mas também qualidade de vida”, afirmou Chico Vigilante.


Para o procurador, a prevenção de quedas é uma prioridade absoluta da PRÓ 60+. “Através de campanhas educativas e parcerias com instituições de saúde, buscamos não apenas conscientizar, mas também transformar a realidade dessa população, oferecendo apoio contínuo e medidas eficazes para que todos possam viver com dignidade e sem riscos desnecessários. Este é o nosso compromisso: um futuro mais seguro para os idosos do Distrito Federal”, complementou.


Dicas e Orientações

Em sua palestra na Semana dos Direitos da Pessoa Idosa, a fisioterapeuta Daniela Hossaka enfatizou que “os ambientes de circulação da pessoa idosa devem ser bem iluminados e secos, com pisos ou tapetes emborrachados para evitar escorregões”. Ela também enfatizou a importância dos exercícios físicos regulares, que ajudam a fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio.

Confira outras medidas importantes que destacadas pela PRO60:

•    Manter os ambientes livres de obstáculos, como móveis e objetos espalhados pelo chão;

•    Instalar barras de apoio em locais estratégicos, como banheiros e corredores;

•    Utilizar calçados antiderrapantes e confortáveis;

•    Evitar o uso de tapetes soltos que possam causar tropeços;

•    Garantir que escadas e corredores tenham corrimãos e boa iluminação.


* Com informações da assessoria de imprensa da Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+)

Agência CLDF

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *