Quando, afinal, precisamos usar as “aspas” simples no texto?

Quando, afinal, precisamos usar as “aspas” simples no texto?

Todo concurseiro que deseja ser aprovado na redação de um certame precisa saber quando as aspas simples devem ser usadas em um texto

Responda com a máxima sinceridade, concurseiro: você sabe quando as aspas simples precisam ser usadas no texto da sua redação? Se a resposta for negativa, é melhor ficar por aqui para sanar essa dúvida.

Essa matéria vai esmiuçar um pouco mais esse assunto, mostrar a diferença entre aspas duplas e aspas simples e dar exemplos do uso de cada um desses elementos em sua redação. Preparado para aprender um pouco mais? Vamos lá.

Afinal, o que são as aspas?

Nada mais são do que um sinal de pontuação frequentemente usado para destacar termos incomuns, citações, gírias, palavras em outros idiomas, títulos de obras, expressões irônicas ou importantes em uma frase.

Lembre-se de que é necessário abrir e fechar as aspas, indicando início e fim do trecho em destaque, combinado?  O ponto final da oração pode ser usado dentro ou fora das aspas, dependendo da estrutura do enunciado.

Aspas simples: quando usá-las?

As aspas simples são usadas dentro das aspas duplas. Por exemplo, suponha que exista uma expressão que está entre aspas no seu texto e você queira destacar uma palavra dentro dela.

As aspas simples servem exatamente para isso. Elas aparecem dentro de um trecho destacado em aspas duplas.

Exemplos:

  • “Por que ela tem esse ‘jeitinho’ de sapeca?”, perguntou Fernanda com tom debochado;
  • “O Titanic afundou no Atlântico Norte porque ‘raspou’ em um iceberg”, informou um jornal norte-americano;
  • “O avião Concorde voava a ‘apenas’ 2.200 km/h, o que é mais de duas vezes a velocidade do som”, afirmou um dos seus pilotos;
  • “Tenho coragem até mesmo de dormir dentro da jaula com o leão, de tão ‘manso’ que ele é”, ironiza o domador  de animais do circo;
  • O chefe do setor de compras reiterou que “Os ‘feedbacks’ fazem com que cresçamos profissionalmente dentro da empresa”;
  • O CEO da organização disse: “Por que vocês são tão ‘melindrosos’ com os feedbacks negativos?”.

Entendeu agora como se dá o uso das aspas simples dentro de uma frase, concurseiro? Esperamos que sim.

Aspas duplas

Geralmente, as aspas duplas são as mais usadas nos textos em geral. Elas servem para destacar uma fala de alguém ou até mesmo uma palavra (ou expressão) que mereça atenção especial por parte do leitor. Veja só os exemplos abaixo:

  • Ronaldo disse para a sua namorada: “Não vou a essa festa de jeito nenhum.”
  • “O jogo praticamente está ganho, podem ter certeza disso.”, revelou o capitão do time de rugby para a imprensa.
  • Paula gritou com a sua vizinha: “Dá para baixar esse som aí?”
Lembretes importantes

Quando o ponto final da oração estiver coincidindo com o ponto final da frase que está entre as aspas, estas devem ser inseridas depois do ponto final, nunca antes.

O concurseiro também não deve se esquecer de usar aspas simples ou duplas quando se deparar com  neologismos. Em casos de textos digitados, é recomendável que as aspas sempre fiquem em itálico.


Fato Novo com informações: Concursos no Brasil

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *